Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosBúzios inicia atendimento extra muro para ampliar assistência na atenção primária

Búzios inicia atendimento extra muro para ampliar assistência na atenção primária

É estratégia priorizar, e não privilegiar, garantindo à população negra e caiçara igualdade de oportunidades em saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios deu início ao primeiro atendimento extra muro realizado pela equipe técnica do Posto Maria Rosa da Conceição Santiago no bairro Baía Formosa. Esta atividade visa fortalecer a oferta de serviços de saúde em áreas de difícil acesso ou desprovidas de cobertura regular das equipes de saúde, conforme uma análise de demanda local realizada pela secretaria.

A ampliação da assistência na atenção primária tem como objetivo reduzir o número de atendimentos no hospital da cidade, promovendo uma saúde mais equitativa. A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Baía Formosa criou um conjunto de atividades que asseguram a equidade, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades de cuidados com a saúde, reconhecendo imparcialmente os direitos de cada indivíduo.

O atendimento extra muro ocorre de terça a quinta na sede do Quilombo, localizada na Estrada da Fazendinha, e no bairro Caravelas, dentro do Projeto Rede de Observação. A ação complementa o cuidado contínuo e integrado, mapeando as necessidades locais e proporcionando atenção integral à saúde da população.

A estratégia é priorizar, e não privilegiar, garantindo à população negra e caiçara igualdade de oportunidades em saúde, conforme estipulado na lei nº 12.288. Mesmo com as atividades de saúde ocorrendo fora das unidades tradicionais, a UBS do bairro Baía Formosa continuará funcionando normalmente, recebendo e acolhendo pacientes em toda sua capacidade.

O secretário de Saúde, Leonidas Heringer, destacou a importância da iniciativa: “O projeto de atendimento extra muro é um passo essencial para levarmos cuidados de saúde às áreas mais necessitadas de Búzios. Nosso objetivo é assegurar que todos os cidadãos, independentemente de sua localização, tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, reduzindo a pressão sobre o hospital e promovendo a equidade no atendimento. A saúde é um direito fundamental e estamos comprometidos em garantir esse direito para toda a nossa população.