Sábado, Novembro 16, 2024
InícioRegião dos LagosAssistência Social promove assessoramento técnico sobre Serviço de Acolhimento Institucional

Assistência Social promove assessoramento técnico sobre Serviço de Acolhimento Institucional

Ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro se uniram em uma ação de assessoramento técnico. A iniciativa foi direcionada aos cuidadores e auxiliares de cuidadores da Casa de Acolhimento Municipal (CAM) e do Abrigo Aldeia da Infância Feliz (OSC).

O encontro foi realizado na 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no centro da cidade, e abordou o tema “Papel dos Cuidadores e Auxiliares nas Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”. A ação reuniu as equipes do Departamento de Gestão do SUAS e da Rede Socioassistencial da Secretaria aldeense.

Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estiveram presentes a coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Adriana Santos Pereira, e a assessora técnica, Lívia Silva.

A diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Dayanne Pinheiro, ressaltou a importância do assessoramento para as equipes que compõem a Rede Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, principalmente neste período de novas contratações por meio do Processo Seletivo Simplificado, destacando ainda o quão relevante se faz esse momento de aprendizagem.

O Serviço de Acolhimento Institucional é ofertado para crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estejam em situação de risco pessoal e social, seguindo as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as orientações técnicas do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

Atualmente, São Pedro da Aldeia possui uma Casa de Acolhimento Municipal (CAM) e parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a Aldeia da Infância Feliz, nas quais ofertam esse Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes.