Pensar globalmente e agir localmente. Essa é a ideia por trás do evento Glocal, realizado ao longo desta terça-feira (30), no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo. Lideranças de diversos setores estão reunidas para discutir os principais desafios do território e o Pacto Global.
Um dos temas em destaque é o desenvolvimento sustentável e os futuros possíveis para a nossa região. Um futuro que envolve a conservação dos nossos mares e tradições, promovendo o senso de pertencimento e coletividade, e valorizando a cultura pesqueira.
Glocal é um dos maiores encontros de sustentabilidade do Brasil que desde 2022 leva a importância da temática para todo brasil. Com grandes eventos anuais que acontecem em capitais como Rio de Janeiro e Manaus, agora é a vez de outras cidades sediarem o projeto. As Regionais Glocal são eventos de 1 dia onde temos reuniões com lideranças locais em busca das soluções para os principais problemas do território seguido por capacitações para jovens de ensino médio e também apresentações artísticas.
Essa iniciativa busca engajar líderes sociais, comunitários, políticos, da sociedade civil e empresarial em um processo participativo de escuta. Um movimento que culminará no G20 social em novembro, onde as vozes não governamentais terão espaço significativo nas discussões e decisões, mobilizando as maiores economias mundiais.
O encontro aberto ao público será das 14h às 16h30 e oferecerá palestras sobre Educação Ambiental, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacando também o papel do Brasil no G20 e na Conferência das Partes (COP). Além disso, a Agenda Glocal 24 será amplamente discutida. Apresentações artísticas encerrarão o dia.