Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosSecretaria de Meio Ambiente instala placas de sinalização contra descarte de lixo...

Secretaria de Meio Ambiente instala placas de sinalização contra descarte de lixo nos rios

Flexeira foi o primeiro bairro do município a receber a sinalização preventiva

Placas de conscientização ambiental visam evitar os efeitos causados pelo descarte de lixo nos rios | Fotos: Divulgação

O bairro Flexeira, em São Pedro da Aldeia, recebeu ações de limpeza no Rio Piripiri nesta quinta-feira (25/04). O trabalho realizado é fruto de parceria entre a Prefeitura aldeense e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Programa Limpa Rio, e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Após a iniciativa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca instalou placas de conscientização para prevenir o descarte irregular de lixo no local. Os bairros Baixo Grande, Praia Linda, Balneário e Alecrim também já receberam a limpeza. Placas de conscientização ambiental visam evitar os efeitos causados pelo descarte de lixo nos rios | Fotos: Divulgação

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, comentou sobre a relevância da sinalização. “A instalação das placas de conscientização é de grande importância, pois em locais que a limpeza foi realizada, já havia lixo ao redor do rio. Queremos levar o entendimento à população que o lixo nos rios acarreta danos à saúde e segurança de todos. Tudo que se joga nos rios pode provocar assoreamento, entupimento das calhas e ocasionar enchentes. A gente está instalando essas placas para aumentar a conscientização ambiental. O foco do nosso trabalho é evitar as enchentes nos rios e canais aqui de São Pedro da Aldeia”, apontou o secretário.

Durante a oportunidade, profissionais da Secretaria aproveitaram o momento para esclarecer os moradores presentes a respeito dos critérios de arborização urbana, como quais espécies são recomendadas plantar e quais evitar, como escolher o local adequado, entre outros detalhes. Também foram apresentadas informações sobre animais silvestres, como os gambás, que possuem forte presença na cidade.

A princípio, as placas foram instaladas no bairro Flexeira, mas o objetivo é levar a sinalização preventiva para as demais localidades do município. 

Placas de conscientização ambiental visam evitar os efeitos causados pelo descarte de lixo nos rios | Fotos: Divulgação