Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioRegião dos LagosYpiranga dos Guaranys em Cabo Frio: pesquisadores apresentam oficina online aberta ao...

Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: pesquisadores apresentam oficina online aberta ao público nesta quinta (25)

Equipes da Secretaria de Educação do município participam de formação continuada sobre o tema

A trajetória de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys, primeiro indígena universitário do Brasil, se confunde com a história de Cabo Frio e das Baixadas Litorâneas. A história desse importante personagem do país será contada durante oficina online aberta ao público, que acontece na quinta-feira (25), a partir das 18h30, no YouTube e Facebook da Sophia Editora, e vai contar com a participação das equipes da Secretaria Municipal de Educação.

Professores regentes, professores das equipes de assessoramento pedagógico e membros das equipes diretivas do município participarão de uma formação continuada sobre o tema, estudando detalhes e descobertas sobre a vida de Ypiranga.

A oficina será ministrada pelos professores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira com detalhes inéditos sobre a obra, que será lançada em audiobook e livro em braile pela Sophia Editora.

O primeiro indígena bacharel em direito do Brasil (1850), nasceu em 1824, era natural de Cabo Frio e oriundo da aldeia de São Pedro da Aldeia. A primeira parte da vida desse personagem foi revelada no livro “O primeiro indígena universitário do Brasil – Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873)”, publicado pela Sophia em 2023.

Os autores aprofundaram a pesquisa e agora trazem material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio. A pesquisa será transformada em e-book, audiobook e livro em braile.

Essa é uma das etapas do projeto “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, que é realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio do edital Diversidades em Diálogo – Lei Paulo Gustavo.

O canal da Sophia Editora no YouTube pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/sophiaeditora3099