Confrontos atraíram uma multidão de fãs e amantes do esporte às arquibancadas da Praça Hermógenes Freire da Costa
O boxe olímpico estreou em grande estilo, pelo segundo ano consecutivo, no 40º Fest Verão de São Pedro da Aldeia. Os 20 combates aconteceram na noite do sábado (20/04), na estrutura montada ao centro da Praça Hermógenes Freire da Costa, nas categorias infantil, cadete, juvenil e elite, conforme a pesagem dos atletas. A competição obedeceu às regras da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE) e contou com o apoio da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro (FeBoxeRio).
O público de fãs e amantes do esporte dividia-se entre aldeenses, turistas e visitantes de outras cidades, que lotaram as arquibancadas ao redor do ringue e vibraram a cada luta ganha dos competidores inscritos. As premiações envolveram entrega de medalhas para os atletas, troféus e valores em dinheiro para as três equipes com mais lutas ganhas, além do cinturão do Fest Verão 2024 nas categorias elite e juvenil.
O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre o sucesso da modalidade em seu segundo ano consecutivo atraindo atletas e visitantes ao Fest Verão. “É com muita felicidade que estamos realizando um evento dessa grandeza. Vemos cada vez mais atletas e o público aderindo ao boxe hoje e nossas arquibancadas ficaram lotadas durante todos os confrontos. Ano passado, conseguimos implantar outras modalidades no Fest Verão, que vêm fazendo muito sucesso e agregando muito para o evento, e o boxe é uma delas. Então, para nós, é sensacional”, disse.
As lutas de sparring marcaram o início dos combates. Os pequenos Hechyllon Oly e Felipe Carauta inauguraram o ringue do boxe no Fest Verão 2024, seguidos pelos atletas da categoria elite +92kg Thiago Ribeiro e Emerson Barreto. Por serem lutas de apresentação, todos os atletas foram premiados com medalhas.
Os combates com resultado e valendo premiação começaram pela classe infantil. Nos 42 kg, Lucas Gabriel, da equipe Santa Rosa, venceu Matheus Santos, da equipe Luta Pela Paz. Nos 60kg, Gabriel Bezerra, também Santa Rosa, venceu Emanuel Rangel, da equipe União Boxe. Já nos 69kg, o atleta Pietro Azevedo, da Escola de Boxe Goytacá Campista, saiu vencedor sobre João Gabriel Teodoro, do Team Parangolé.
As disputas da classe cadete começaram com uma luta de sparring nos 51kg entre os atletas Nathan Mauricio (Nova Chance) e Davi Lopes (União Boxe). Nos 52kg, valendo premiação, Daniel Barnabé (Luta Pela Paz) derrotou Davi Peres (Santa Rosa). Já nos 63 kg, Pedro Henrique Pereira (Luta Pela Paz) venceu o adversário Juan Lucas (Vittória) e garantiu a medalha de campeão.
Três lutas de apresentação abriram a classe juvenil. Os boxeadores Fabricio Adolpho (Medelin) e Ykaro Marques (Vittória) se enfrentaram pelos 50kg, seguidos dos combates entre Gabriel Luis Silva (Santa Rosa) e João Vitor Pereira (Luta Pela Paz), nos 55kg, e Caio Moreira (Santa Rosa) e Ruan Santos (Vittória), nos 60kg. Todos os atletas receberam medalhas por estarem lutando em sparring.
Lorran Constantino, da equipe Santa Rosa, derrotou Hian Lucas (CTLA) e garantiu a medalha de primeiro lugar na classe juvenil pelos 60kg.
Os combates da classe elite, disputados pelos atletas maiores de 18 anos sem o capacete de proteção, começaram logo em seguida. Pelos 57kg, Leandro de Medeiros (Santa Rosa) derrotou Mateus Rocha, da equipe Vittória. Jeferson Alves, também Santa Rosa, venceu João Gabriel Mendes (União Boxe), pelos 60kg.
Já nos 64kg, Carlos Daniel Souza (Mandinga Boxe) derrotou Renan Neves, da equipe CTLA e saiu com a medalha. No entanto, Gustavo Leite, do CTLA, derrotou o atleta Robson Júnior (Mandinga Boxe) e trouxe a vitória para a sua equipe.
Antes das disputas pelo cinturão, houve, ainda, uma luta de apresentação entre os atletas “pesos pesados” acima de 92kg David Barbosa (Vittória) e Israel Santos (Team Dragon), que encheu as arquibancadas com emoção e adrenalina, preparando o público para o momento mais esperado da noite.
Enfim, havia chegado a hora dos combates definitivos pelo cinturão do Fest Verão 2024 nas classes elite 71kg e juvenil 80kg. Os atletas aldeenses Matheus Silva e Pedro César, ambos da equipe CTLA, representaram o município no ringue.
O primeiro confronto aconteceu entre Dion Nélio da Costa, da equipe Warrior Boxe Búzios, e Matheus Silva, da equipe CTLA, pela classe elite 71kg, e não poupou emoção às arquibancadas. Dion Nélio dominou o primeiro round, conseguindo boas sequências e abrindo uma contagem sobre o adversário.
No segundo round, houve mais equilíbrio entre os lutadores, com ambos pontuando e dividindo o ritmo do confronto. O atleta Matheus Silva estava crescendo na luta e sabia que se quisesse garantir o cinturão, precisava partir para o “tudo ou nada” no terceiro round. E foi o que aconteceu. Matheus soube aproveitar o cansaço do adversário e conseguiu pontuar com bons ganchos, que romperam a guarda do oponente até abrir uma contagem. A disputa seguiu frenética até o final, com muitos golpes rápidos e esquivas.
Ao final do confronto, o atleta Matheus Silva, da equipe CTLA, conseguiu mais pontos sobre o adversário e foi declarado o campeão do Fest Verão 2024 na categoria elite 71kg, para o delírio da sua torcida.
“É muito gratificante ser campeão em casa, ver toda a torcida, minha família, toda a minha equipe e as pessoas que me apoiam. É uma felicidade extrema, trabalhei muito duro para estar aqui, para bater o peso, então estou muito feliz por tudo o que conquistei”, comentou Matheus após a vitória.
Na disputa pelo título da classe juvenil 80kg, o atual campeão, Pedro César, da equipe CTLA, defendeu o seu cinturão contra o lutador Jonatas Inácio, da equipe Luta Pela Paz. O primeiro round começou muito estudado pelos dois boxeadores, que tentaram ditar o ritmo e o jogo de pés do combate. No segundo round, Pedro César encaixou boas sequências de jabs e cruzados e abriu uma contagem contra o oponente, ganhando mais confiança para o terceiro round.
Na etapa final do confronto, o atleta Jonatas Inácio, que estava com menos pontos, precisou se arriscar e partir para cima do adversário, o que poderia dar muito certo, ou muito errado. Pedro César, que estava focado, percebeu a movimentação do adversário e aplicou um cruzado de direita veloz e muito forte, atingindo em cheio o rosto do oponente, levando-o a nocaute.
O atleta Pedro César, da equipe CTLA, foi declarado bicampeão do Fest Verão 2024 na categoria juvenil 80kg por nocaute. As arquibancadas ovacionaram o boxeador aldeense, que destacou a emoção após mais uma conquista no torneio. “Muito feliz pelo meu segundo cinturão consecutivo no Fest Verão, agora numa categoria acima. Treinei muito para defender o meu cinturão e poder entregar o melhor de mim no ringue. Dedico essa vitória à minha equipe, família, amigos e todos os que me apoiaram”, finalizou.
Ao fim dos combates, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer premiou as equipes com mais vitórias ao longo da noite. A premiação envolveu troféus e um valor em dinheiro de 500 reais para a terceira colocada, 750 reais para a segunda colocada e 1000 reais para a grande campeã.
O pódio foi composto pelas equipes Luta Pela Paz, com o terceiro lugar, CTLA, com o segundo lugar, e a grande campeã, Santa Rosa. O representante da equipe campeã do boxe no Fest Verão 2024, Erivan Feitosa, ressaltou a importância da modalidade para os atletas competidores.
“O sentimento é o melhor possível aqui. Nós tivemos a primeira participação ano passado e nossa equipe também foi campeã. Em 2024, pudemos ter esse privilégio de participar de mais uma edição do Fest Verão. Sou muito grato pelo convite, por essa oportunidade de estar aqui. Somos uma equipe do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, e vir aqui até São Pedro da Aldeia, poder trazer nossos jovens atletas, é sempre uma oportunidade única de vivenciar o esporte. E em um ambiente inclusivo e seguro também, isso é muito importante para a formação de cidadãos e atletas vencedores”, falou.