Romano Lorenzi deixou a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios na última semana com a volta do prefeito que estava afastado pela justiça, Alexandre Martins.
O ex-secretário serviu a gestão de Alexandre Martins desde 2021 e seguiu com a posse do prefeito interino Rafael Aguiar. No comando da pasta, Romano deixou um legado inquestionável na gestão da cultura de Búzios e no resgate da história e da tradição dos povos caiçaras.
Com seu perfil de gestor e homem público que abraçou a todos os fazedores de cultura do balneário, Romano Lorenzi deixa a pasta com um trabalho que precisa ser continuado com responsabilidade, sensibilidade e muito diálogo com o conjunto da sociedade buziana, marcas registradas da sua gestão.
Ao Portal Cabo Frio em Foco, Romano falou sobre sua exoneração da pasta.
“Como mencionado na carta de pedido de exoneração, foi um ciclo. Saio feliz, com o coração em paz e a consciência tranquila. Fiz o meu melhor, mas chega um momento na vida em que é preciso mudar a rota sem perder a essência. Aprendi que na política as pessoas vivem desconstruindo aqueles que pensam diferente. Eu não sou desse jogo, eu sou da democracia, da resistência e do respeito às diferenças. Estive secretário, eu sou Buziano Caiçara, fazedor de Cultura independente do cargo já ocupado ou dos cargos que irei ocupar em minha trajetória e militância Cultural. Agradeço à equipe ‘família Cultura’ e aos nossos fazedores de Cultura. Foram anos de aprendizados, de amor e de muitas realizações. Nós colocamos a Cultura buziana na pauta de discussão da cidade, esse legado é do povo de Armação dos Búzios, que fez da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico a extensão de suas casas, galerias de Artes, bairros, projetos… Fizemos Cultura com todos e para todos.” Declarou Romano Lorenzi.