Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioRegião dos LagosSecretaria de Assistência Social reúne servidores para assessoramento técnico sobre  abordagem social

Secretaria de Assistência Social reúne servidores para assessoramento técnico sobre  abordagem social

Iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro se uniram em uma ação de assessoramento técnico direcionado às equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O encontro aconteceu na quarta-feira (06/12), na sede da UNOPAR, e abordou o tema “Serviço socioassistencial ofertado na unidade pública do CREAS e Serviço especializado de abordagem social”.

A ação reuniu a equipe do departamento de Gestão do SUAS, as coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de seus técnicos. 

Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estiveram presentes a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Graziela Mônica de Oliveira Rosario, e a assessora técnica, Gleice Faria de Almeida. Pela SASDH, participaram a diretora de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, e a diretora das Proteções Sociais Básica e Especial. 

A diretora Aline Manhães ressaltou a importância do assessoramento para as equipes técnicas da Secretaria. “Esse assessoramento técnico sobre abordagem social é crucial para orientar e aprimorar intervenções, garantindo uma abordagem sensível, eficaz e ética em questões sociais. Esse suporte especializado contribui para melhor compreensão dos desafios, desenvolvimento de estratégias eficientes e maximização do impacto positivo nos indivíduos ou grupos de pessoas atendidas”, explicou. 

A coordenadora Graziela Mônica de Oliveira Rosario também comentou sobre a ação socioassistencial das equipes do Estado, reiterando as atribuições e competências previstas na Política Nacional de Assistência Social (2004) e NOB SUAS (2012). “O dia foi de muito trabalho, participação, discussões, trocas de experiências e orientações técnicas”, destacou.

O serviço de abordagem social realizado no CREAS visa identificar, acolher e intervir em situações de vulnerabilidade e violações de direitos, promovendo o acesso a serviços e o desenvolvimento de planos de atendimento personalizados para indivíduos e famílias em situações de risco social.

A equipe do CREAS de São Pedro da Aldeia realiza abordagem social à população em situação de rua de forma planejada, em horários diurnos e noturnos. São realizados, ainda, atendimentos por demandas espontâneas, com a oferta de acolhimento institucional e encaminhamentos às demais políticas e serviços, orientações sobre o Cadastro Único para a possibilidade de inserção em programas de transferência de renda, entre outros.

O CREAS está localizado na Avenida Getúlio Vargas, s/nº, no Centro e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.