A tão esperada reinauguração do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo foi um sucesso, na noite de quinta-feira (30). O grande evento, um marco na história de Arraial do Cabo, contou com a presença da população cabista

A tão esperada reinauguração do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo foi um sucesso, na noite de quinta-feira (30). Além do motor do Zeppelin K-36, o dirigível que foi usado na 2ª guerra mundial e caiu na ilha do Farol em 1944, também estão expostas no museu peças de dois navios naufragados no município o “Thetis e Dona Paula”. São objetos centenários, achadas pelo mergulhador Jorginho no fundo do mar como fechaduras, moedas, pregos e vários outros.
As peças têm um grande valor histórico para o município. Segundo registros oficiais a fragata “Thetis”, em dezembro de 1830, partiu do Rio de Janeiro para a Inglaterra, e por um erro de cálculo e mau tempo acabou se chocando com a ilha. Ela levava os valores dos impostos cobrados pelo império britânico, além dos bens da tripulação e do próprio navio.
Já a “Dona Paula”, uma fragata da Marinha do Brasil, naufragou em 1827 na Ilha dos Franceses após um combate contra corsários.
O Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo está aberto das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto pelo Museu Castorina Rodrigues Martins, cujo horário de funcionamento será das 8h às 17h. As peças ficarão expostas para visitação no museu por tempo indeterminado.

