Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosProfissionais de saúde de Cabo Frio recebem capacitação no Dia Mundial de...

Profissionais de saúde de Cabo Frio recebem capacitação no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (1) no Hospital Dia

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, profissionais de saúde de Cabo Frio receberam uma capacitação para atualização dos protocolos para os cuidados e tratamentos dos pacientes.

O treinamento foi conduzido pela Dra. Márcia Gonçalves, e teve como tema “Cuidado Integral em Tuberculose e HIV: Atenção Centrada na Pessoa”. O evento ocorreu no auditório do Hospital Dia, localizado em São Cristóvão, proporcionando aos profissionais um aprofundamento nos cuidados relacionados a essas condições de saúde.

Estiveram presentes os secretários de Atenção à Saúde, Fábio Galote; e de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Carlos Fernando Pessanha.

No período da tarde, a partir das 14h, o Hospital Dia abriu suas portas para uma roda de conversa com a infectologista Dra. Apparecida Castorina e a Dra. Márcia Gonçalves. O evento, que também contou com a participação de pacientes e da população em geral, ofereceu um espaço para diálogo e esclarecimentos sobre o HIV.

A campanha Dezembro Vermelho será intensificada ao longo do mês, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do acesso à informação adequada sobre HIV, métodos de prevenção e tratamento. Diversas ações de conscientização serão desenvolvidas para disseminar conhecimento e combater o estigma associado ao vírus.

Atualmente, Cabo Frio conta com 1.263 pacientes cadastrados no programa DST/AIDS do município. Esse programa oferece atendimento, acompanhamento e tratamento aos pacientes diagnosticados, com serviços prestados no Hospital Dia.

Além do suporte direto aos pacientes, o município disponibiliza testes rápidos descentralizados em todas as unidades básicas de saúde, facilitando o acesso à detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS, hepatites virais e sífilis. Para realizar o teste, basta dirigir-se ao Posto de Saúde mais próximo da residência. A iniciativa visa promover a detecção precoce e o tratamento adequado, reforçando a importância do cuidado com a saúde sexual.