Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosAlunos da rede municipal de Cabo Frio participam de atividades do Programa...

Alunos da rede municipal de Cabo Frio participam de atividades do Programa Saúde na Escola

Objetivo é integrar e articular permanentemente a educação e a saúde, promovendo a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão

Os alunos da Escola Municipal Maestro Rui Capdevile, localizada no bairro Guarani, em Cabo Frio, participaram nesta terça-feira (17), das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa do Ministério da Saúde, que está incluso nas atuações da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta terça, os estudantes assistiram a palestra sobre o tema “saúde mental e combate ao bullying”. Além disso, foi realizada a verificação da situação vacinal dos alunos e a pesagem do Bolsa Família, para os beneficiários do programa. A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal, responsável pela Ronda Escolar.

Na quinta-feira (19), o programa vai para a Escola Municipal Professora Wanda Maria Nogueira Gonçalves, no Jardim Esperança, onde o foco será “alimentação saudável e higiene pessoal”.

Além dessas ações, o PSE tem outras atividades agendadas, como a visita à Creche Municipal Parque Eldorado, no Jardim Esperança, no dia 31 de outubro. Em 1º de novembro, o programa estará na Escola Municipal de Educação Infantil Cladyr Rocha Mendes, no Parque Burle.‌

A coordenadora do Programa, Ana Paula Almeida, explica que o tema é adaptado por faixa etária, para abordar os temas de maneira lúdica e atrativa aos alunos.

“O Programa Saúde na Escola em Cabo Frio busca promover o bem-estar dos estudantes, tornando a escola um local que incentiva a saúde e o bem-estar, contribuindo para uma educação de qualidade e uma população mais saudável. Por isso, cada tema é adequado de acordo com a faixa etária, para que a criança se interesse e interaja com as atividades propostas”, explica Ana Paula.

O Programa Saúde na Escola já esteve em mais de 30 escolas do município, com o objetivo integrar e articular permanentemente a educação e a saúde, promovendo a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão. A ideia é consolidar atitudes saudáveis diretamente nas escolas, transformando-as em locais que promovem a saúde e o bem-estar dos estudantes.