Os moradores podem entregar o óleo de cozinha usado nas sedes da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e Subsecretaria de Pesca.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue incentivando a destinação correta do óleo de cozinha usado. Nos meses de julho, agosto e setembro, mais de 7 mil litros de óleo foram recolhidos no município. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e a Unilagos – Reciclagem de Óleo Vegetal.
O projeto foi implementado em julho de 2023 com o objetivo de eliminar a presença de óleo de cozinha usado na água. Para isso, basta que o morador entregue o óleo usado em uma garrafa ou pote com tampa bem vedado e leve para os pontos de coleta. Em julho, mês que iniciou a ação, foram coletados 2.520 litros de óleo usado. Em agosto, foi coletado o maior índice, totalizando 2.620 litros. Já em setembro, 2.400 litros de óleo de cozinha usado foram coletados.
O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, comentou sobre os resultados do trimestre. “É uma ação extremamente importante, pois, além de evitar que esse material vá para o meio ambiente, você está pontuando para o ICMS ecológico do município, uma vez que esse óleo é contabilizado e, assim, gera recurso para o ICMS do município”, afirmou.
Confira os pontos de coleta de óleo de cozinha usado instalados em São Pedro da Aldeia:
- Sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, localizada no bairro Nova São Pedro (Rua 07, lote 12, quadra 08, loteamento Jardins de São Pedro);
- Sede da Subsecretaria de Pesca, localizado na Rua José Costa, nº 1031, na Ponta da Areia.