Atividade vai começar na segunda (4) e será voltada para jovens a partir de 14 anos
A partir de setembro, a Prefeitura vai promover novas oficinas do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, da Secretaria de Assistência Social, em escolas das redes municipal e estadual de ensino e também para uma ONG que atua na área assistencial. A atividade vai começar na próxima segunda-feira (4) e será voltada para jovens a partir de 14 anos que estão em busca do primeiro emprego.
No dia 4 de setembro, serão iniciadas as oficinas para estudantes da Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, no Centro, e para os jovens assistidos pela Fundação Santo Agostinho (Funsag), que fica em São Jacinto. As atividades também acontecerão nos dias 11, 18 e 25, nos turnos da manhã e da tarde.
Na terça (5), começam as oficinas para alunos da Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, no Jardim Esperança, no período da manhã.
Para todos os jovens será ministrada a oficina “Como se preparar para conseguir o primeiro emprego”, do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho, cuja coordenação municipal é o Acessuas Trabalho Cabo Frio.
Os módulos abordados na oficina serão “Como se preparar para conseguir o primeiro emprego”; “Continuando a busca pelo primeiro emprego”; “Trabalho como direito social”; “Postura Profissional”; “Vivência profissional – visitação ao espaço de trabalho”. No último encontro, serão sorteadas bolsas de estudos em instituições credenciadas em Cabo Frio.
Acessuas Trabalho Cabo Frio
O Acessuas Trabalho Cabo Frio é vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo o Governo Federal, “o Programa Acessuas Trabalho se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho”.
O Acessuas Trabalho é voltado para orientações e oficinas relacionadas ao universo do trabalho. O programa federal não oferta cursos profissionalizantes nem encaminha para vaga de emprego.