Conscientização e prevenção à violência contra a mulher. Este tem sido o tema trabalhado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia ao longo desde Agosto Lilás, mês de prevenção à violência doméstica. Neste sábado (12/08), diversas secretarias uniram forças para levar atividades e serviços gratuitos para a população. O evento, realizado na Praça Hermógenes Freire da Costa, foi encerrado com chave de ouro com uma caminhada pelo Centro da cidade.
O prefeito Fábio do Pastel liderou a caminhada e destacou a importância do trabalho de prevenção realizado no município. “Vamos dar um basta à violência contra a mulher. Sempre achei isso um absurdo, as mulheres, que são líderes em uma família, terem que deixar seus lares devido à violência é inaceitável. Aqui em São Pedro da Aldeia temos a Patrulha Maria da Penha que trabalha muito bem, inclusive, parabenizo toda a equipe. É com esse trabalho árduo que vamos combater os crimes de violência contra a mulher em nossa cidade”, reforçou o prefeito.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves, destacou a importância da iniciativa. “O evento de hoje tem um peso imenso para todas as mulheres e tem como finalidade dar visibilidade à violência doméstica. Não me refiro apenas a violência física, tem mulheres que sofrem isso de forma psicológica, entre outros tipos de violência, que é tão grave quanto violência física. Pensando nos casos que vêm acontecendo no município, estamos a um passo de implementar o CEAM na cidade, que será mais um braço para acolher essas mulheres que sofrem diariamente em seus lares. O prefeito Fábio do Pastel vem se dedicando junto à nossa Secretaria para que possamos avançar no acolhimento a todas as mulheres que são vítimas de qualquer tipo de violência doméstica”, afirmou.
A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. O objetivo é fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher no município aldeense. O evento contou com apoio das Secretarias de Segurança e Ordem Pública, de Cultura, de Esportes e Lazer, de Turismo e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, além da ACIASPA, por meio da Liderança Feminina.
Foram realizadas ações de autocuidado, sorteio de brindes, apresentações da Escola de Artes e de capoeira, remada, distribuição de mudas, além de serviços de saúde e orientações da equipe do CREAS sobre o encaminhamento dos casos de violência contra as mulheres.