Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioEstado do RioNo Dia Mundial da Saúde Bucal, Cabo Frio destaca reestruturação nos serviços...

No Dia Mundial da Saúde Bucal, Cabo Frio destaca reestruturação nos serviços odontológicos

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março), a Prefeitura de Cabo Frio divulga os resultados dos investimentos realizados para promoção dos serviços odontológicos no município. Segundo a Secretaria de Saúde, ao assumir a gestão, foi identificada falta de infraestrutura nos consultórios odontológicos, como escassez de insumos e cadeiras sem funcionamento.

Para recuperar a capacidade de atendimento, as equipes da pasta organizaram os processos licitatórios de compra de materiais e reestruturam as unidades. O secretário de Saúde, Janio Mendes, e o coordenador de Saúde Bucal, Alexandre Guerra, promoveram ainda o alinhamento entre os profissionais de saúde e auxiliares para ampliar a oferta deste serviço para a população.

O resultado já pode ser visto nos números de atendimento: em média, 1.300 pessoas recebem tratamento dentário pela rede municipal. Atualmente, o município dispõe de 15 Estratégias Saúde da Família (ESF); duas Unidades Básicas de Saúde com serviços odontológicos. A Casa da Criança e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz têm atendimento exclusivo em odontopediatria. Há ainda atendimento no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança; no PAM de Santo Antônio; além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O município oferta ainda a especialidade de Bucomaxilofacial no Hospital São José Operário e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O coordenador do setor, Alexandre Guerra, destaca a importância do Dia Mundial da Saúde para abordar o tema e ressalta a conscientização para os cuidados preventivos de cada paciente, para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes na sociedade.

“O dia de hoje é exatamente sobre manter a saúde oral em dia. Os hábitos saudáveis relacionados à dieta, prevenção e cuidados com o bem-estar dos dentes, gengivas, língua e a saúde do corpo de modo geral, é a principal medida para evitar agravamentos e medidas mais invasivas. A melhoria na infraestrutura do serviço que estamos realizando anda em consonância com as ações de orientação sobre a importância de cuidados preventivos da saúde oral. Por isso, temos realizado também atividades orientativas para a população”, explica o coordenador de Saúde Bucal.

O secretário de Saúde, Janio Mendes, destaca o comprometimento da equipe para o resultado alcançado.

“Parabenizo o empenho de cada profissional dispensado nos atendimentos. Esse primeiro resultado alcançado é fruto, principalmente, desta dedicação. Entendemos que somos pessoas cuidando de pessoas. Por isso, para avançarmos, foi primordial escutar e acolher cada servidor. Sabemos que ainda tem muito mais por vir. Agora, o próximo objetivo é seguir com o plano de metas que inclui levar o CEO para Tamoios e ampliar a rede odontológica”, conclui Janio.