Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioEstado do RioTerremoto na Turquia e na Síria: tremor de terra deixa mais de...

Terremoto na Turquia e na Síria: tremor de terra deixa mais de 1.300 mortos nos países

Já ultrapassa 1.300 o número de vítimas no forte terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Sul da Turquia e parte da Síria, na madrugada desta segunda-feira, informaram autoridades dos dois países. O balanço inicial das autoridades turcas aponta no mínimo 912 pessoas mortas em território turco, enquanto o governo da Síria já contabiliza ao menos 320 em províncias sírias. Do lado sírio, a Defesa Civil, mais conhecida como Capacetes Brancos, indica ainda outros 147 mortos em áreas do Nordeste ra de controle do governo, comandadas por grupos rebeldes.

O total combinado de feridos nos dois países já ultrapassa os 6 mil, sendo 5,4 mil deles na Turquia e 600 na Síria. O já elevado número de mortos e feridos nas duas regiões deve aumentar ainda mais ao longo desta segunda. As equipes de resgate vasculham os destroços em cidades e vilas em toda a área em busca de soterrados, onde se acredita que haja centenas de indivíduos presos sob os escombros.

O residente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o terremoto é o “maior desastre” no país desde outro tremor em 1939, na província oriental de Erzincan.

— Todo mundo está colocando seu coração e alma nos esforços, embora o inverno, o frio e o fato de que o terremoto aconteceu durante a noite tornem as coisas mais difíceis — disse Erdogan a repórteres em entrevista coletiva em Ancara. — Não sabemos quantas vítimas haverá, mas os esforços estão concentrados na busca dos escombros dos edifícios afetados na zona do terremoto.