Uma bomba foi lançada na política em Armação dos Búzios nesta terça-feira (24). Os Vereadores Aurélio, Barros, Niltinho de Beloca e Gugu de Nair ingressaram com uma ação judicial para cassar a Eleição da Mesa Diretora que elegeu o Vereador Rafael Aguiar como Presidente da Câmara dos Vereadores de Armação dos Búzios para o biênio de 2023 e 2024.
Na ação judicial a que o Portal Cabo Frio em Foco teve acesso com exclusividade, os três Vereadores pedem uma liminar para que seja determinada suspensão dos efeitos da eleição para Mesa Diretora da Câmara Municipal realizada em 02/05/2021, afastando a Mesa Diretora eleita naquele pleito do exercício do mandato na Mesa. O trio fundamenta a ação alegando vícios que violam a legalidade da antecipação do pleito que elegeu a Mesa Diretora atual e do qual participaram a época.
Os desdobramentos desse terremoto no parlamento buziano terá impacto direto na relação da Casa Legislativa com o Poder Executivo Municipal, pois os vereadores que ajuizaram a ação pedindo a cabeça do Presidente Rafale Aguiar, estão cotados para assumir algumas secretarias no Governo do Prefeito Alexandre Martins.
Com esta posição, os Vereadores Aurélio, Barros, Niltinho de Beloca e Gugu de Nair deflagram uma guerra no Poder Legislativo Buziano acompanhando uma Ação Popular ajuizada pelo ex-vereador Marreco em 26/11/2022 e divulgada com exclusividade pelo Portal Cabo Frio em Foco.