Terça-feira, Maio 27, 2025
InícioRegião dos LagosReunião aprimora projeto de proteção dos corais da Ilha do Papagaio, em...

Reunião aprimora projeto de proteção dos corais da Ilha do Papagaio, em Cabo Frio, com apoio de pesquisadores

Iniciativa prevê criação de unidade de conservação com foco na regeneração dos corais e no turismo ecológico

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, segue avançando no projeto de preservação ambiental e turismo sustentável na Ilha do Papagaio. Nesta terça-feira (27), o secretário Jailton Nogueira se reuniu com representantes de duas instituições de pesquisa para aprofundar os estudos e propostas voltadas à proteção dos corais nessa área.

A reunião, realizada por videoconferência, foi com o professor Carlos Eduardo Ferreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que apresentou dados biológicos do fundo marinho da área da ilha, essenciais para embasar decisões técnicas sobre o manejo ambiental.

O encontro on-line também contou com a presença de Rude Fernandes, CEO da Biofábrica de Corais — engenheiro de pesca, mestre em aquicultura e doutor em ciências biológicas. Na ocasião, foram avaliadas metodologias de restauração de corais.

O Jardim de Corais é uma das propostas que visam transformar parte da Ilha do Papagaio em uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). A ideia é delimitar uma área marinha onde não será permitida a atracação de embarcações, possibilitando a regeneração dos corais e da biodiversidade local. A área receberá sinalização e portas submersas para garantir a proteção do ecossistema.

Além de conservar um dos ecossistemas mais sensíveis e ricos da costa, o jardim será também um espaço de educação ambiental e turismo sustentável, unindo preservação e desenvolvimento de forma equilibrada.

“Essa proposta está sendo construída com diálogo, pesquisa científica e responsabilidade ambiental. Queremos proteger a Ilha do Papagaio sem inviabilizar o turismo, promovendo um novo modelo que respeita os limites da natureza”, afirmou o secretário Jailton Nogueira.

O projeto faz parte de uma abordagem colaborativa que seguirá com novas reuniões com secretarias, órgãos públicos e setores da sociedade civil.

Fale Conosco