A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras também abraçou a Campanha Maio Laranja, de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na terça, dia 20, a equipe de Estratégia de Saúde da Família de Rocha Leão, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde, junto a psicólogo e nutricionista promoveram uma atividade de conscientização com 64 alunos da Escola Municipal Henrique Sarzedas.
Os profissionais usaram metodologias lúdicas e linguagem simples para empoderar as crianças, mostrando a elas como reagir a toques indesejados, desenvolvendo a capacidade de identificar e comunicar situações inadequadas.
SEMÁFORO DO TOQUE – Na atividade foram utilizados vídeos interativos e a dinâmica do “semáforo do toque”, que ajuda as crianças a identificar áreas de seu corpo que podem ser tocadas (verde), que precisam de atenção (amarelo) e que não podem ser tocadas (vermelho).
A utilização de recursos visuais e interativos potencializa a assimilação dos conceitos, facilitando a internalização de mensagens fundamentais para a prevenção do abuso sexual.
“Essa prática pode incentivar um ambiente de diálogo aberto, em que as crianças se sentem seguras para expressar dúvidas e emoções”, ressalta Fernanda Peres, Diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família e responsável pelo Programa Saúde na Escola, pela Secretaria Municipal de Saúde.
Fernanda ainda destacou o empenho e dedicação dos profissionais envolvidos, que se mantêm voltados para ações estratégicas, sempre em prol da população.