O evento mostra mobilização popular para o avanço das políticas públicas voltadas à pessoa idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de São Pedro da Aldeia realizou uma série de pré-conferências como etapa preparatória para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, os encontros ocorreram em diferentes pontos do município, reunindo representantes da sociedade civil, conselheiros, instituições e moradores interessados na pauta.
Durante as reuniões, foram debatidos cinco eixos temáticos da conferência. As discussões abordaram o financiamento das políticas sociais, a proteção à vida e ao cuidado integral da pessoa idosa, o enfrentamento à violência, o incentivo ao protagonismo social e comunitário e o fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos como instrumentos do Estado democrático.
Na abertura da primeira pré-conferência, realizada na Associação Espírita Aldeia do Caboclo Cobra Coral, no bairro Balneário, a presidente do CMDI, Patrícia Ramalho, destacou a importância da mobilização popular para o avanço das políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “É com muita alegria e senso de responsabilidade que realizamos a etapa preparatória para a nossa 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Esta é uma conquista histórica para o nosso município e representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e participativo. Este momento é fundamental para ouvirmos os idosos, suas famílias e toda a comunidade, garantindo que suas vozes estejam no centro das decisões sobre políticas públicas que impactam diretamente suas vidas. Gostaria, também, de destacar o importante apoio do nosso governo municipal, que tem caminhado junto com o conselho. Esta parceria tem fortalecido as ações voltadas à valorização, ao cuidado e à inclusão da pessoa idosa em São Pedro da Aldeia”, afirmou Patrícia.
Para Rosimar Merodio, servidora dos Conselhos Municipais de Direitos, as pré-conferências demonstraram o interesse da população sobre o tema, em especial a participação dos idosos que fizeram diversas propostas.
O assessor da Secretaria Municipal de Governo e conselheiro do CMDI, Edmilson Bittencourt, destacou a qualidade das propostas levantadas durante os encontros. “O avanço das políticas públicas para a pessoa idosa no nosso município é muito significativo. As propostas trazidas pelos idosos nestas pré-conferências descentralizadas nos bairros foram muito bem pensadas e com uma reivindicação concreta dos nossos idosos. Houve, inclusive, propostas para aqueles idosos que desejarem trabalhar, para que tenham espaço no mercado de trabalho, trazendo sua experiência para os mais jovens e preparando a nova geração” , explicou.
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Pedro da Aldeia acontecerá no dia 27 de junho, das 8h30 às 16h15, na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo é avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política da Pessoa Idosa no município, em um espaço de caráter deliberativo que busca a proposição de novas diretrizes para consolidar e ampliar os direitos do idoso.
Confira na íntegra os cinco eixos temáticos que serão abordados durante o evento:
Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais
Eixo 2 – Fortalecimento da política para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária, na perspectiva das múltiplas velhices
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro




