Segunda-feira, Maio 19, 2025
InícioRegião dos LagosSão Pedro da Aldeia elege delegados para Conferência Estadual dos Direitos das...

São Pedro da Aldeia elege delegados para Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença na 3ª Conferência Regional de Políticas Públicas e Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Baixada Litorânea, realizada em Armação dos Búzios. O evento, realizado no último sábado (17/05), reuniu representantes de 13 municípios para debater avanços, desafios e propostas nas políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. Ao todo, sete pessoas representarão o município na etapa estadual da conferência, sendo quatro representantes do poder público e três da sociedade civil.

Pelo poder público, foram eleitos a diretora de Direitos Humanos, Fernanda Costa, a coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha, a coordenadora LGBTQIA+ da Secretaria de Assistência Social, Paula Azevedo, e o enfermeiro Vinícius Moreira. Karl Lobo e Kesya, ambas do Grupo Aldeia Diversidade, e Angel Queen, da Aliança LGBTQIA+, serão representantes da sociedade civil, além de Francis Cardoso como suplente.

Durante o evento, foram discutidas propostas para garantir e promover os direitos humanos da população LGBTQIA+, com foco em temas como saúde, educação, segurança, cultura, turismo e enfrentamento da violência e discriminação. A conferência faz parte do processo preparatório para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, prevista para agosto, em Brasília.

A coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha, também participou da mesa de abertura representando a Secretaria Municipal de Saúde. Em sua fala, destacou a importância de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+ na área da saúde e apresentou as ações desenvolvidas em São Pedro da Aldeia, ressaltando o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a equidade no atendimento ao público LGBTQIA+.

A Conferência Regional foi realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEDSDH), por meio da Subsecretaria de Defesa, Garantia e Promoção dos Direitos Humanos e da Superintendência de Políticas LGBTI+. A coordenação foi do Conselho dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro (CELGBT/RJ).

Fale Conosco