Encontro, com participação do prefeito Carlos Augusto, aconteceu em Búzios e contou com a presença do presidente da Embratur
O Programa Novas Rotas, da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, que é ligada ao Ministério do Turismo, foi apresentado na sexta-feira, dia 16, para prefeitos e secretários de Turismo dos municípios que compõe a Costa do Sol. O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar e o secretário de Turismo do Município, Rodrigo Peleteiro participaram da solenidade, realizada em Armação dos Búzios, e que contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, é um momento importante que a região vive. “Com a união dos gestores municipais é possível ter acesso mais direto ao Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Assim podemos buscar cada vez mais recursos e juntos consolidar o Turismo em nossa região como uma verdadeira fonte de Economia, principalmente levando em consideração a finitude dos Royalties do Petróleo”, destacou Carlos Augusto.
Para o secretário de Turismo de Rio das Ostras, Rodrigo Peleteiro, trata-se de um movimento importante da Embratur junto com as Secretarias Municipais de Turismo de todo Estado do Rio de Janeiro, principalmente por aproveitar o bom momento que o Brasil passa recebendo turistas internacionais. “Esse ano estamos batendo recordes de turistas internacionais e utilizar esse momento para que eles busquem novas rotas é fundamental nesse caminho da interiorização. Precisamos apresentar ainda mais Rio das Ostras aos estrangeiros e o Programa Novas Rotas proporciona mostrar a Região como um todo, sendo um lugar especial de visitar, mas que respeita as particularidades e características de cada cidade”, destacou Rodrigo Peleteiro.
NOVAS ROTAS – O programa, que propõe uma rede de cooperação entre gestores dos municípios que compõe regiões com vocação turística, é uma iniciativa inédita e voltada para a internacionalização de destinos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais do setor e da valorização de experiências sustentáveis e autênticas.
O programa busca promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil.
A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional. “A região dos Lagos tem um potencial turístico enorme e muitos municípios já têm esse fator decisivo na geração de emprego e renda. O que desejamos é que nesse momento, no auge do turismo internacional, o turista que chega na cidade do Rio de Janeiro possa ficar mais tempo e conhecer rotas que ficam no interior”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
.