Sábado, Maio 24, 2025
InícioRegião dos LagosPrefeitura de São Pedro da Aldeia adere ao Movimento Maio Amarelo

Prefeitura de São Pedro da Aldeia adere ao Movimento Maio Amarelo

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia aderiu ao Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Nesta quarta-feira (14/05), a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública realizou uma ação informativa e de sensibilização para os riscos no trânsito, em parceria com a Auto Viação Salineira, no semáforo da Praça Hermógenes Freire da Costa. Os motoristas receberam material de conscientização do Governo do Estado, distribuídos pelos agentes da Guarda Civil Municipal, enquanto a equipe de jovens Aprendizes da empresa de transporte público levou cartazes e placas interativas chamando a atenção para as principais atitudes prejudiciais no trânsito.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, e o adjunto da pasta, José Renato Alves, acompanharam a ação de perto e participaram da conscientização. “Campanhas de educação no trânsito são sempre positivas e tivemos a parceria com a Salineira desta vez, que integraram nossa ação junto aos agentes da Guarda Civil Municipal. Contamos, também, com o apoio do Governo do Estado com material informativo contendo panfletos com dicas para um trânsito mais seguro, lembrando, ainda, temas básicos como ordem de preferência, cartaz, adesivos e uma cartilha sobre responsabilidade coletiva”, destacou Diego Alves.

Natural de São Pedro da Aldeia, Assunção Rodrigues elogiou a iniciativa. “Achei essa ação ótima porque as pessoas, infelizmente, estão muito sem educação no trânsito, não querem respeitar a lei. Então, é bom fazer esse movimento para chamar a atenção e lembrar o que está em risco quando se descumpre uma lei de trânsito”, comentou.

O inspetor GCM Demilson liderou a equipe da Guarda Civil Municipal e destacou que a campanha faz a diferença. “Para o trânsito ser seguro e menos agressivo, depende da conscientização de quem está no dia a dia. Se todos formos mais educados e resilientes, acredito que diminuirá tanto os casos de acidentes, quanto os conflitos, especialmente com o ir e vir cada vez mais corrido e estressante. Ao educar, conscientizar e fazer os motoristas refletirem, acredito que estamos fazendo a diferença”, apontou o inspetor Demilson.

Representando a Salineira, estiveram presentes o assessor de Comunicação, Raphael Borcard, e a gerente de Recursos Humanos, responsável pelo Projeto Jovens Aprendizes da empresa, Dione Ramalho. “Costumo dizer que cuido do bem mais precioso da empresa, que são as pessoas. E isso inclui o Programa Jovem Aprendiz, com a imersão no mercado de trabalho por meio de uma instituição em parceria com a Secretaria de Educação. Nós estamos levando informação e orientando as pessoas, dando um passo à frente para um trânsito mais seguro. É em nome da educação no trânsito que seguimos juntos com respeito, empatia e compromisso com a vida”, apontou Dione Ramalho.

Com 18 anos, Samuel de Oliveira Sedro está prestes a completar um ano como Jovem Aprendiz e comentou sobre a ação. “É muito importante porque estimula a conscientização do corpo social. Tratar a prevenção de acidentes durante todo o mês de maio tem uma influência muito positiva para evitar transtornos. E as placas com cores bem fortes, na hora do sinal, que é um momento de parada do motorista, em que ele vai ter um momento ali para ler o que está escrito e refletir. O propósito é que ele possa levar a mensagem adiante”, relatou Samuel.

Fale Conosco