Sábado, Abril 19, 2025
InícioRegião dos LagosPrefeitura de São Pedro da Aldeia promove palestra sobre uso terapêutico do...

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove palestra sobre uso terapêutico do canabidiol

Evento da Secretaria Municipal de Saúde encerra atividades do “Fevereiro Roxo e Laranja”

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reuniu profissionais dos programas Melhor em Casa e de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) para uma palestra com o tema “O uso da cannabis medicinal na fibromialgia e no Alzheimer”. A iniciativa, realizada na quinta-feira (27/02), foi do setor de Atenção Domiciliar, da Secretaria Municipal de Saúde, e contou, ainda, com a participação de familiares e cuidadores de pacientes assistidos pelos serviços.

O diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, falou sobre a importância da iniciativa. “A capacitação dos profissionais e a conscientização dos cuidadores são fundamentais para garantir um atendimento qualificado e humanizado aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. Com iniciativas como essa, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso em oferecer informação e suporte aos profissionais e familiares dos assistidos pelos programas domiciliares”, destacou.

O evento marcou o encerramento das atividades da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”, que busca conscientizar a população sobre doenças crônicas, como alzheimer, fibromialgia e leucemia. O objetivo é reforçar a importância dos cuidados paliativos e da qualidade de vida dos pacientes.

A palestra foi conduzida pelo fisioterapeuta intensivista Miguel Soares Gonçalves. Durante o encontro, o especialista explicou como o canabidiol (CBD) tem sido utilizado no tratamento dessas doenças e destacou seu efeito neuroprotetor. “O medicamento é usado em diversas patologias e condições de pacientes, incluindo fibromialgia, alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Nos últimos anos, o canabidiol tem se destacado por seu potencial terapêutico e estudos recentes indicam que sua aplicação pode trazer avanços significativos para a medicina nos próximos anos”, afirmou Miguel Soares.Fotos: Cleydson Alan

O fisioterapeuta também ressaltou que a prescrição do canabidiol no Brasil segue regulamentações específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo que pacientes tenham acesso ao tratamento mediante recomendação de profissional habilitado.

A palestra foi bem recebida pelos participantes, que puderam esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre os benefícios e desafios do uso da cannabis medicinal. A Secretaria de Saúde aldeense segue promovendo ações voltadas à capacitação e atualização dos profissionais, com o objetivo de aprimorar a assistência aos pacientes do município.

Fale Conosco