Terça-feira, Abril 22, 2025
InícioRegião dos LagosProcon de Búzios realiza Campanha Educativa contra preços abusivos na Praia da...

Procon de Búzios realiza Campanha Educativa contra preços abusivos na Praia da Ferradura nesta terça-feira

Nesta terça-feira (21), o Procon de Búzios realizou mais uma Campanha Educativa nas praias do município, com o objetivo de orientar os turistas sobre preços abusivos, vendas casadas, direitos dos consumidores, entre outros. Desta vez, o órgão fiscalizador realizou a ação na Praia da Ferradura.

Em poucos minutos de atuação, a equipe do Procon recebeu várias denúncias de vendas casadas e preços abusivos. Na ocasião, o coordenador do órgão, Márcio Lisboa, imediatamente notificou verbalmente o responsável pelo estabelecimento comercial.

De acordo com Márcio, a ação educativa é um desdobramento da Campanha Educativa realizada na semana passada na Praia de João Fernandes: “Essa campanha tem o objetivo de orientar tanto os turistas quanto os comerciantes sobre a prática abusiva e a venda casada, que têm sido muito comuns no nosso município. Além de ouvir os consumidores na areia, estamos também orientando os comerciantes quanto às práticas abusivas que determinam o Código de Defesa do Consumidor.”

A turista e consumidora de Taubaté (SP), Tânia Valente, que está visitando Búzios pela primeira vez, disse que está adorando a cidade, mas infelizmente ainda encontra esse tipo de prática, que é a venda casada de guarda-sóis, cadeiras, mesas e alimentos: “Não serve consumir só bebidas, como água de coco, cerveja, etc. Você deve necessariamente consumir alimentos, pedir uma porção por guarda-sóis. Eu considero essa prática abusiva e elogio muito o trabalho do Procon de Búzios, no sentido de esclarecer. Acho que a questão mais importante é o esclarecimento do comerciante, no sentido de manter cada vez mais um ambiente bom na praia. Então, eu gostaria de elogiar o senhor Márcio Lisboa e a ação do Procon.”

A Campanha será realizada em todas as praias do município. O comerciante que incorrer na prática ilegal e abusiva que determina o Código de Defesa do Consumidor, será penalizado.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece punições para quem descumpre suas disposições. Aqui estão algumas:

Punições Administrativas

1. Multas: De R$ 400 a R$ 6 milhões (art. 56 do CDC).

2. Cassação de licença: Para atividades regulamentadas (art. 58 do CDC).

3. Suspensão de atividades: Por até 30 dias (art. 58 do CDC).

4. Inclusão no CADIN: Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos Públicos Federais.

Punições Civis

1. Indenização por danos materiais e morais: Ao consumidor afetado (art. 6º, VIII, do CDC).

2. Reparação de danos: Ao consumidor e/ou à coletividade (art. 91 do CDC).

3. Responsabilidade solidária: Fornecedores são responsáveis solidariamente pelos danos causados.

Fale Conosco