Sábado, Abril 19, 2025
InícioRegião dos LagosInea multa marinas em Cabo Frio por irregularidades ambientais

Inea multa marinas em Cabo Frio por irregularidades ambientais

Operação flagra falta de licenças, contaminação e captação irregular de água

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, nesta quinta-feira (16), uma operação de fiscalização em nove marinas localizadas no município de Cabo Frio. Durante a ação, quatro empreendimentos foram multados por operar sem licenciamento, realizar captação irregular de água e causar contaminação do solo e dos recursos hídricos.

As penalidades aplicadas variam de R$ 400 a R$ 1 milhão, conforme a gravidade das infrações. Além das multas, outras quatro marinas foram notificadas a adotar melhorias, incluindo a limpeza de canaletas e a impermeabilização de áreas de trabalho.

De acordo com o Inea, as fiscalizações estão sendo intensificadas durante o verão devido ao aumento do fluxo de embarcações na Região dos Lagos. “Essas ações são cruciais para proteger nossos recursos ambientais e garantir que os empreendimentos operem dentro da lei. Continuaremos com essas operações para combater práticas ilegais contra o meio ambiente”, afirmou Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas à Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 (interior) ou 2253-1177 (capital). Também é possível utilizar o aplicativo Disque Denúncia Rio para enviar informações, fotos e vídeos, com garantia de anonimato.

Fale Conosco