Domingo, Abril 20, 2025
InícioRegião dos LagosSecretaria de Assistência Social aldeense promove ação para militares da Marinha do...

Secretaria de Assistência Social aldeense promove ação para militares da Marinha do Brasil

Programação contou com participação da Secretaria de Estado da Mulher

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Marinha do Brasil e o Serviço de Educação e Responsabilização do Homem da Secretaria de Estado da Mulher/RJ. Os profissionais estiveram na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) para uma palestra sobre os processos socializadores de meninos e homens que bifurcam na violência contra mulheres. O público foi composto por cerca de 200 militares, que participaram ativamente do evento.

A programação teve início com a apresentação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges). A coordenadora Luciana Oliveira contextualizou o momento da construção do equipamento, seus objetivos e desafios. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo institucional enfatizando o combate à violência contra a mulher e a dinâmica de atendimento do equipamento. “Foi importante falar sobre o CEAM e seu objetivo para os militares e trazê-los para a compreensão do papel do poder público e da sociedade, onde todos nós somos responsáveis”, comentou Luciana.

O palestrante Paulo Sarcon, do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem, destacou a importância de debater a violência contra mulher a partir dos homens. “Parabenizo à SASDH e a Base Aérea da Marinha do Brasil pela oportunidade de tecer um diálogo sobre masculinidade e os processos socializadores dos homens em relação a violência contra a mulher. Saber como nasce isso, discutir com cerca de 200 homens da Marinha foi uma experiência importante e relevante, pois precisamos trazer homens de todos os segmentos da sociedade para essa discussão. Ao incluirmos os homens, nós estamos, de fato, enfrentando a violência contra a mulher. Sobretudo, ressalto o dia 06 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, destacou Paulo.

Foto: Divulgação/SASDH

Ao fim da programação, a assistente social do Núcleo de Assistência Social do Comando da Força Aeronaval (NAS), Capitão de Corveta (T) Marcelle Laureano, entregou um certificado para o palestrante Paulo Sarcon. Já a coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, presenteou-o com um exemplar do livro “O Sal da Laguna: Sua história e seu Museu”, dos autores Geraldo Ferreira e Jacyr Mattos da Silva.

Também estiveram presentes no evento a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, e a advogada do CEAM, Nathália de Oliveira.

Fale Conosco