Terça-feira, Dezembro 3, 2024
InícioRegião dos LagosPrefeitura de São Pedro da Aldeia participa de encerramento do Projeto Energia...

Prefeitura de São Pedro da Aldeia participa de encerramento do Projeto Energia para Ler

Confraternização aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu gestores da Cultura e Educação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na confraternização de encerramento do Projeto Energia para Ler – Temporada 2024, no Rio de Janeiro. O evento reuniu gestores da Cultura e Educação. O município aldeense foi representado pela secretária de Educação, Danielle Corrêa, a diretora municipal de Cultura, Giselle Ruiz Lima, a coordenadora da Casa do Artesão, Marlene Gouveia, e pelo coordenador da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes.

São Pedro da Aldeia recebeu o projeto itinerante no mês de outubro. O Energia para Ler tem patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel. Na oportunidade, a diretora Municipal de Cultura, Giselle Ruiz Lima, elogiou o impacto positivo do projeto e destacou a importância da confraternização de encerramento. “Esse encontro foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços entre as gestões municipais e compartilhar experiências enriquecedoras que vivenciamos durante o projeto. O Energia para Ler é uma iniciativa transformadora, que não apenas estimula o hábito da leitura, mas também valoriza nossa identidade cultural por meio da literatura”, afirmou.

(Da esquerda para a direita) Marlene Gouveia, Jorge Rafael, Giselle Ruiz, Flavio Valadares e Adenilson Honorato 
Foto: Divulgação/PMSPA

Giselle ainda ressaltou o papel de São Pedro da Aldeia na edição deste ano. “Receber o projeto em nossa cidade foi um marco. Tivemos a chance de envolver as crianças, jovens e adultos, reforçando o nosso compromisso de continuar incentivando a cultura e a educação como pilares para o desenvolvimento local”, completou.

Sobre o Energia para Ler em São Pedro da Aldeia – O Energia para Ler é uma iniciativa que une literatura e cultura, através de atividades voltadas ao incentivo à leitura e ao apreço pelos livros e histórias, atingindo centenas de pessoas em diversas localidades. A passagem do projeto itinerante pelo município teve o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e lotou a Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). Mais de dois mil estudantes da cidade participaram dos três dias de programação conjunta com o 2º Festival Casa da Flor. A programação incluiu diversas atrações gratuitas nas áreas de literatura, dança, música, teatro e animação infantil. Com cerca de 10 horas diárias de programação, os festivais reuniram artistas locais e nacionais, espetáculos infantis e saraus literários, além de apresentações de grupos de dança e bandas marciais de escolas. Mais de 35 unidades escolares da rede municipal e estadual de ensino participaram do festival literário Energia para Ler, abrangendo estudantes dos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Fale Conosco