A Secretaria de Educação de Macaé esteve presente no Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Rio. Realizada no fim de novembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – Maracanã), o encontro teve como tema “Juventude Negra na EJA” e contou com a participação da coordenação local e alunos na discussão das temáticas com foco na educação antirracista.
“Foi um momento riquíssimo de troca e aprendizado! O Fórum foi um espaço acolhedor, em que muitas sementes foram plantadas. Afinal, na EJA, cultivamos sonhos!”, apontou a orientadora pedagógica, Anisia Paulina Pinheiro Coelho, ao lado do professor Klaucio Carlos Arruda de Miranda, ambos responsáveis pela coordenação da EJA Macaé.
A reunião contou ainda com a participação de educadores e estudantes da rede municipal de Macaé Wolfango: professor Gilson da Mota Lopes e aluno Kauã Terra; Paulo Freire: professora Gabriela Barreto de Oliveira e aluna Daniele Madureira Pereira dos Santos; Botafogo: aluna Leontina da Conceição Pereira e Pedro Adami: Professora Simone Machado da Silva e aluno Renato Dias de Oliveira.
“Proporcionar aos nossos alunos da EJA de Macaé a oportunidade de participar do Fórum EJA Rio em uma universidade pública foi extremamente significativo! Eles tiveram voz, puderam se expressar e, acima de tudo, sentiram-se representados”, concluiu Anisia.