Visando apresentar as ações do setor agrícola do município nos últimos anos, o secretário de Agroeconomia de Macaé, Carlos Eduardo Jardim, se reuniu nesta terça-feira (03), na sede da secretaria com produtores da agricultura familiar, agricultores e pecuaristas locais para um café da manhã.
Durante o evento o secretário apresentou o relatório de gestão detalhando os impactos das ações de fomento à agricultura.
“O comprometimento da gestão municipal com a agricultura do município foi fundamental para alcançarmos bons resultados. Os destaques são a celebração de convênios com os governos do Estado do Rio de Janeiro e Federal, a patrulha mecanizada, que foi toda reformulada, o incentivo amplo de doação de calcário, adubos, assistência técnica o que consequentemente representou o aumento potencial da produção de alimentos da agricultura familiar”, pontuou.
O secretário pontuou que dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) houve um aumento de 105% no número de famílias que forneceram alimentos para o programa.
“Em 2021 tínhamos 172 famílias e atualmente são 356 famílias fornecendo diversos alimentos para merenda escolar”, disse.
Eduardo Jardim acrescentou que a agricultura familiar caracteriza-se como um importante segmento no desenvolvimento do município.
“Oferecendo melhores condições de trabalho em suas atividades gera-se qualidade de vida à toda comunidade rural. A aquisição de implementos, fortalece o pequeno produtor rural e consequentemente amplia a infraestrutura agrícola. Os equipamentos agrícolas são de suma importância para a mecanização agrícola das comunidades rurais do município, atendendo aproximadamente 600 famílias que reúnem agricultores familiares, fornecedores de alimentação escolar, produtores de leite e carne e feirantes”, falou.
Além disso, o secretário abordou sobre a reforma do Parque de Exposições Latiff Mussi, que proporcionou o retorno da Expo Macaé, que foi realizado em 2024 pelo terceiro ano consecutivo, na gestão do prefeito Welberth Rezende, além da atração de outros eventos como Exposição Nacional da Raça Campolina, Leilão de Cavalos da Raça Mangalarga Marchador, provas de tambor, entre outros.
Beneficiado por diversos projetos da Secretaria de Agroeconomia, Mauro Fabiano Ribeiro, do Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, viu sua produção crescer e diversificar nos últimos anos.
“Vivemos um momento pujante da agricultura familiar, pois o grande gargalo da agricultura é a tecnologia e hoje podemos contar com secretaria através do apoio técnico, ajuda de maquinário, fornecimento de adubos e calcário, além de melhoria das estradas. Saí de uma produção de uma tonelada de alimentos por ano, para 17 toneladas. Atualmente produzo banana, abóbora, aipim, hortaliças e feijão. A expectativa é aumentar a produção, já que a prefeitura vem implementando novas ações de apoio e incentivo para o pequeno produtor”, contou.
Tendo ainda como função o fomento e estímulo a práticas agrícolas sustentáveis, com foco na conservação do meio ambiente e uso eficiente dos recursos naturais, a secretaria está elaborando um projeto na área de produção de mudas a fim de estimular a produção agrícola e a revegetação florestal de áreas degradadas ou áreas de preservação permanente (apps), além da criação de hortas urbanas que utilizarão essas mudas. Na área da agropecuária, ainda em fase de análise, há um projeto de inseminação artificial em bovinos de pecuária leiteira.
“A implementação de um programa disse tem um potencial transformador para a economia local, já que o município, atualmente dependente de outros centros para o abastecimento de derivados lácteos”, observou o secretário.
Participaram do encontro produtores rurais, representantes de Cooperativas e Associações de produtores, feirantes e de agropecuárias.