Medalha de ouro (12-13/faixa amarela) no Campeonato Europeu Kids de Jiu-Jítsu, em Lisboa/Portugal, a macaense Yasmim Cruz, 13 anos de idade, fechou os rankings 2024 das duas federações internacionais do esporte em primeiro lugar e receberá troféu no início do próximo ano. Com 112 medalhas conquistadas, sendo 109 de ouro, e invicta desde 2022, Yasmim se prepara para o próximo campeonato internacional de 2025, o Pan Kids, em julho, em Orlando/EUA, participando de campeonatos nacionais.
Depois de disputar o Campeonato Europeu Kids, em 26 e 27 de outubro, em Portugal, Yasmim já recebeu mais duas medalhas de ouro, uma na Copa Armageddon de Jiu-Jítsu Macaé, no dia 17, e outra no World Cup Jiu-Jitsu, no sábado (23) no Rio. Yasmim, que integra o Programa Bolsa Atleta Macaé há dois anos, é membro da Academia JSPJJ, do Sansei João Santos, no Lagomar. O recurso do programa propicia inscrições e deslocamentos para os campeonatos, além de contribuir para a dieta necessária aos treinos e competições.
A primeira vez em que Yasmim disputou fora do Brasil, no Mundial em Dubai, em 2022, ficou em quarto lugar. No ano seguinte, ela alcançou o ouro no mesmo campeonato e desde então está invicta. A desportista é pentacampeã sul-americana, pentacampeã pan-americana e tetracampeã brasileira. Quando ela começou a treinar, aos 5 anos de idade, apenas para experimentar, não imaginava que o Jiu-Jítsu fosse a levar tão longe.
“Quem me motivou a entrar no jiu-jítsu foi a minha irmã. Quando eu comecei a fazer Jiu-Jítsu, foi incrível a sensação. O jiu-jítsu muda vidas. Fiz para experimentar e estou até hoje. Graças a ele já conheci vários países e estados e cada vez mais vamos crescendo. O esporte é muito importante para todos nós e com o jiu-jítsu eu sei que vou muito além. É minha vida”, disse Yasmin.
O perfil do Instagram para acompanhar os combates e torcer para a atleta é o @yasmimcruzjj.