Na última sexta-feira (29) o Sarau promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEMPOM), em parceria com o Coletivo Insubmissas, reuniu o público para um encontro que misturou arte, literatura e luta feminina. Realizado na sede da SEMPOM, o evento teve como objetivo promover um espaço de troca a partir da leitura de poesias.
A psicóloga Priscila Salgueiro, uma das mediadoras do Insubmissas, destacou que o Coletivo utiliza o recurso da biblioterapia para, através das histórias, trabalhar as emoções.
“Costumo dizer que no Sarau bebemos direto da fonte. A poesia nos permite falar da gente, ouvir do outro, o que é muito encantador”, avaliou.
O encontro, que faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo, destacou a obra de autoras que marcaram a história e o presente da literatura e cujas vozes continuam ressoando até os dias de hoje. Durante a atividade, foram disponibilizados livros para que as participantes pudessem escolher as poesias a serem lidas na roda.
Valorizando o talento das escritoras da cidade, também houve espaço para que fossem lidas poesias autorais. Ao final, foram distribuídas algumas obras de autoras nacionais e internacionais.
A secretária de Políticas para as Mulheres. Sheila Juvêncio, ressaltou que a realização do encontro foi uma contrapartida do projeto contemplado pelo edital Paulo Gustavo de incentivo à cultura.
“Estamos sempre com as portas abertas para este tipo de iniciativa. Precisamos retomar o hábito da leitura e incentivar projetos que promovam a literatura, a cultura e a arte como um todo”, afirmou.