Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioRegião dos LagosEncontro em São Pedro da Aldeia destaca importância do empreendedorismo feminino

Encontro em São Pedro da Aldeia destaca importância do empreendedorismo feminino

Evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”

Conhecer histórias de sucesso de mulheres empreendedoras e contribuir para que o mercado de trabalho seja mais feminino foram temas debatidos na apresentação do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”, em São Pedro da Aldeia. Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o CEAM Daiana Borges na quarta-feira (27/11), o evento promoveu ainda, a divulgação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, do Governo do Estado. A iniciativa faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo: pelo fim da violência contra as mulheres” e aconteceu na Casa dos Azulejos, localizada no Centro.

Estiveram presentes, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães; a secretária-adjunta da pasta, Denise Campos, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fernanda Costa, a diretora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira, a superintendente de autonomia econômica da Secretaria de Estado da Mulher e vice-presidente do Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino do Rio de Janeiro, Karoline Mendez, as idealizadoras do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”, Ana Carolina Bastos, Viviane Pires e Débora Saback, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, a responsável pela Sala do Empreendedor, Mariana Cunha, a coordenadora do SEBRAE, Ana Cláudia, a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcone, e autoridades da sociedade civil.

A secretária Aline Manhães falou sobre o projeto, destacando o avanço que o evento representa. “O dia de hoje é muito importante, pois conseguimos, por meio desta iniciativa, informar a sociedade empresarial sobre a importância de adotar políticas públicas voltadas para as mulheres. Também abordamos a relevância deste selo, uma iniciativa do Governo do Estado. Este evento visa promover ações de conscientização sobre a violência contra mulher, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a equiparação salarial, respeitando o princípio da isonomia”, afirmou.

O selo Empresa Amiga da Mulher é um certificado concedido às organizações que comprovadamente contribuem com ações, projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres no âmbito do estado do Rio de Janeiro, conforme Lei Estadual 9.173/2021. Ele é válido por um ano e dividido em três categorias: bronze (para empresas que atingiram mais de 50% dos requisitos), prata (mais de 70% das exigências) e ouro (acima de 90% dos critérios estabelecidos). As inscrições para a próxima edição estão abertas, clique aqui para acessar o manual de inscrições e clique aqui para conferir o edital.

A apresentação foi fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria de Turismo, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura, Escola de Artes, Associação Comercial e CDL através da liderança Feminina, sociedade civil e as idealizadoras do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”, Ana Carolina Bastos, Viviane Pires e Débora Saback. 

“A Secretaria de Assistência Social de São Pedro da Aldeia nos abriu as portas com essa parceria linda. Viemos esclarecer sobre o combate à violência contra mulheres e meninas, o papel das empresas dentro desse contexto e a importância de falarmos também do selo Empresa Amiga da Mulher, que é ofertado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro”, explicou Ana Carolina Bastos.Fotos: Cleydson Alan

Na oportunidade, o corpo de Balé da Escola de Artes realizou duas apresentações, uma representando a violência doméstica e a outra, o mês da Consciência Negra com coreografia de autoria de Ramirez Menezes. Houve, ainda, a participação da escritora Mia Malafaia que fez a exposição de seu livro “Feministas e suas Nuances”.

Em São Pedro da Aldeia, a campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” continua na próxima terça-feira (03/12), com a apresentação do documentário “Nós não somos uma ameaça”, no CRAS São João. A campanha encerra no dia 06 de dezembro, com panfletagem na Feira Municipal, a partir das 8h.

 Confira a programação

 03/12 | Documentário “Nós não somos uma ameaça” no CRAS São João – 9h

 06/12 | Panfletagem na Feira Municipal – 8h às 13h