Quinta-feira, Novembro 28, 2024
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Procon de Rio das Ostras orienta compras na Black Friday

Para evitar prejuízos aos consumidores, o Procon de Rio das Ostras vai realizar, no dia 29 de novembro, a Operação Black Friday, uma ação em parceria com a 52a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Neste dia, data da Black Friday, será montado um Posto Avançado de Atendimento na Praça José Pereira Câmara, no Centro, das 9h às 16h, que ficará à disposição de toda população, tirando dúvidas e distribuindo material informativo.

O objetivo da operação é orientar os consumidores sobre os seus direitos e fiscalizar os estabelecimentos comerciais, para garantir o cumprimento das ofertas e evitar práticas abusivas, como maquiagem de preços, propaganda enganosa, venda casada e a comercialização de produtos com defeito.

“Desconfie de promoções muito vantajosas. Uma das orientações importantes é que o consumidor compre em sites confiáveis”, esclarece o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Gil Natividade.

DICAS PARA OS CONSUMIDORES – O Procon de Rio das Ostras destacou algumas dicas para os consumidores não caírem em golpes. Confira:

– Guarde provas da oferta: Salve capturas de tela das promoções, com o preço, o nome do produto e as condições anunciadas para eventual necessidade de reclamação;

– Desconfie se o valor do produto estiver muito abaixo do preço de mercado, mesmo sendo uma Black Friday, pois pode ser indício de golpe;

– Pesquise sobre a loja online e verifique se há reclamações;

– Evite acessar sites por links recebidos em mensagens;

– Fique atento à URL dos sites em que você fornece dados pessoais, observe se a conexão é segura, verificando se há um pequeno cadeado no canto superior ou inferior da página;

– Desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS e tenha cuidado com ofertas tentadoras ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas;

– Ao efetuar as compras, dê preferência ao cartão de crédito. Cuidado com sites que somente aceitam receber por boleto, PIX ou transferência bancária, pois, se houver algum problema com a compra, será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco;

– Se optar em pagar por boleto ou PIX, antes de concluir o pagamento, certifique os dados do beneficiário;

– Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicitar essas informações;

– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja pode ser encontrada;

– A página on-line também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);

– Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso.