Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosFazenda Campos Novos, em Cabo Frio, tem primeira etapa da obra de...

Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, tem primeira etapa da obra de restauração concluída

Cerimônia de entrega da conclusão desta fase da obra acontece nesta sexta-feira (29) e marca o resgate de um patrimônio histórico do século XVII

A Prefeitura de Cabo Frio entrega, nesta sexta-feira (29), a primeira etapa da obra de restauração da Fazenda Campos Novos, um marco histórico do século XVII. A cerimônia que irá celebrar a primeira etapa da revitalização de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Brasil acontecerá às 9h, na Capela de Santo Inácio, localizada dentre da sede da fazenda, em Tamoios.

A revitalização é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cabo Frio e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com recursos do fundo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O diagnóstico inicial e o projeto-básico da obra foram realizados pelo IPHAN, enquanto a Prefeitura de Cabo Frio e a UENF desenvolveram os complementos e a execução.

A primeira etapa da obra, iniciada em julho de 2023, abrangeu os serviços iniciais de restauro, que têm sido executados, acompanhados e fiscalizados pela Comissão de Fiscalização do Contrato de Execução da Obra de Restauração em Edificações Tombadas – Fazenda Campos Novos (COMISFEORET), formada por representantes da UENF e da Prefeitura de Cabo Frio.

A obra de restauração conta ainda com o suporte técnico dos órgãos de patrimônio municipal, estadual e federal — Instituto Municipal do Patrimônio Cultural de Cabo Frio (Imupac), Inepac e Iphan. As próximas etapas deverão incluir o desenvolvimento do plano de Acessibilidade, Uso e Ocupação do Espaço, além do projeto Museográfico.

Patrimônio histórico que desenvolveu o Brasil

A Fazenda Campos Novos, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2011, foi fundada em 1690 pela Companhia de Jesus e desempenhou papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural de Cabo Frio entre os séculos XVII e XVIII, sendo o principal núcleo agrícola da região neste período.

Construída sob um sambaqui, a Fazenda se estende por 184 hectares, em uma área de rara riqueza ambiental, pré-histórica e histórica. O prédio da fazenda é uma das poucas construções jesuíticas ainda de pé no território brasileiro. A restauração reitera o valor cultural do imóvel, que abriga uma casa-grande, a Igreja de Santo Inácio e um cemitério, configurando um dos conjuntos arquitetônicos jesuíticos mais relevantes do Brasil. Uma característica importante do projeto é a edificação da igreja, integrada com a casa-grande, o que permitia acesso exclusivo às missas

Personalidades importantes da história já se hospedaram na fazenda como D. Pedro II e Princesa Isabel, entre outros. Em 1832 ela recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos: Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano.