Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioRegião dos LagosRio das Ostras prepara Operação Black Friday com Procon e OAB nesta...

Rio das Ostras prepara Operação Black Friday com Procon e OAB nesta semana

O objetivo da operação é orientar os consumidores sobre os seus direitos e fiscalizar os estabelecimentos comerciais, para garantir o cumprimento das ofertas e evitar práticas abusivas

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Rio das Ostras prepara uma ação para essa sexta-feira, 29, em parceria com 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade, visando a já tradicional época de promoções do comércio.

Batizada de Operação Black Friday, a ação acontecerá em um espaço montado na Praça José Pereira Câmara, no centro da cidade, onde funcionará o Posto Avançado de Atendimento, que ficará à disposição da população das 9h às 16h tirando dúvidas e distribuindo material informativo.

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, o objetivo da operação é orientar os consumidores sobre os seus direitos e fiscalizar os estabelecimentos comerciais, para garantir o cumprimento das ofertas e evitar práticas abusivas.

Entre as mais comuns apontadas pelo Procon de Rio das Ostras estão as conhecidas como maquiagem de preços, propaganda enganosa, venda casada e a comercialização de produtos com defeito.

“Desconfie de promoções muito vantajosas. Uma das orientações importantes é que o consumidor compre em sites confiáveis”, esclarece o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Gil Natividade.

Enquanto a ação não acontece, o órgão preparou algumas dicas para os consumidores da cidade não caírem em golpes durante a Black Friday, como guardar provas das ofertas, salvando capturas de tela das promoções, com preço, nome do produto e condições anunciadas para eventual necessidade de reclamação.

O Procon de Rio das Ostras alerta também para que os consumidores desconfiem de preços muito abaixo do mercado, mesmo na Black Friday; pesquisem sobre a loja online e verifiquem se há reclamações; evitem acessar sites por links recebidos em mensagens; fiquem atentos à URL dos sites que pedem dados pessoais, observando se a conexão é segura e verificando se há um pequeno cadeado no canto superior ou inferior da página; desconfiem de links encaminhados via WhatsApp ou SMS; deem preferência ao pagamento com cartão de crédito, pois pagamentos feitos de outra forma dificultam o ressarcimento em caso de problemas; nunca informem dados do cartão de crédito pelas redes sociais; entre outras dicas.