Sábado, Novembro 23, 2024
InícioRegião dos LagosPronto-socorro de São Pedro da Aldeia e Policlínica Municipal têm novas instalações

Pronto-socorro de São Pedro da Aldeia e Policlínica Municipal têm novas instalações

Mudança de endereço foi necessária para a construção do Hospital Municipal

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia apresentou um novo padrão de atendimento no Pronto-socorro e na Policlínica Municipal. Com espaços modernos, acessíveis e climatizados, as unidades oferecem conforto, segurança e atendimento humanizado em novo endereço: Rua Epaminondas Pereira Nunes, nº 01, bairro Nova São Pedro.

A mudança foi necessária para o início das obras de construção do primeiro Hospital Municipal de São Pedro da Aldeia, no bairro Morro do Milagre. Um novo prédio será erguido no local e as instalações antigas também passarão por reformas e adequações.

A Secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, falou sobre o motivo da mudança de endereço. “Nós mudamos para agilizar a obra de construção do nosso hospital municipal, a reforma do Pronto-socorro e também a construção do centro de imagens. Então esse foi o motivo da mudança, para começarmos com maior rapidez a obra, prevista para dez meses e, para isso, precisávamos daquele espaço totalmente livre. Nossa expectativa é cumprirmos esse cronograma para entregar esse novo equipamento de saúde a São Pedro da Aldeia, para que venha a contribuir com o atendimento de saúde em nosso município”, explicou.

Prédio provisório do Pronto-socorro Municipal

O Pronto-socorro Municipal atende 24h por dia, todos os dias da semana. As equipes de plantonistas são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de administração, farmácia, segurança, alimentação e segurança. As instalações modernas oferecem qualidade de vida e bem-estar ao cidadão que procura atendimento e mais dignidade de trabalho aos profissionais.

Atualmente, o Pronto-socorro Municipal conta com quatro consultórios clínicos e um de ortopedia, serviço social, sala de vacina, duas salas de classificação de risco, sala de sutura, sala de vacina, sala de gesso, além de enfermaria, com 22 leitos comuns e um de isolamento, sala vermelha, com seis leitos, e sala de medicação.

O paciente José Afonso da Costa estava internado na antiga unidade e foi transferido para o novo espaço. “A mudança foi muito importante para São Pedro da Aldeia, pois o local é passagem para tudo. Todos aqui gostaram muito. Agradeço do maqueiro ao médico, com destaque às enfermeiras, que são meninas maravilhosas, que tive a honra de conhecer, com todos esses procedimentos bem feitos aos enfermos. O espaço está bem melhor, mais amplo e arejado, com destaque à limpeza do local e à educação de todos os funcionários. Só tenho a agradecer”, declarou.

Com a mudança de local, houve uma ampliação da sala de medicação, resultando no aumento de poltronas disponibilizadas, número de profissionais no setor e divisão do atendimento de acordo com a classificação de risco, sendo um lado para atendimento de pulseira verde e outro para as amarelas.

Na enfermaria, o Pronto-socorro atua com dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; na sala vermelha há enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e médico. Os locais interligados para otimizar a assistência aos pacientes internados e que evoluem para atendimento de emergência.

As novas instalações contam, ainda, com novas poltronas, mobílias para os consultórios, enfermaria, sala vermelha e medicação. A base administrativa do serviço fica no terceiro andar do prédio, junto com os setores de regulação, farmácia, laboratório, almoxarifado, sala de T.I., nutrição, segurança do trabalho, refeitório, sala de reunião, direção médica e geral, coordenação de enfermagem e CCIH, além de local para repouso médico, administrativo e de enfermagem.

Novas instalações da Policlínica

A Policlínica Municipal funciona no segundo andar do prédio e promove atendimentos especializados em saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe é formada por 38 médicos, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, fonoaudióloga, assistente social, quatro técnicos de órtese e prótese, dois maqueiros, seis recepcionistas, três atendentes de protocolo, dois atendentes de arquivo, dois agentes de serviços gerais e três técnicos administrativos.

O espaço conta com climatização, ambientes limpos e arejados, mobiliário mais adequado às necessidades dos pacientes, acomodações confortáveis para a atuação dos profissionais de saúde e acesso adaptado às pessoas com deficiência, além de outras melhorias que objetivam acolher a população com dignidade.

O atendimento é direcionado a especialidades como nefrologia, reumatologia, otorrinolaringologia, cardiologia, geriatria, alergista, nutricionista, oftalmologia, angiologia, proctologia, ortopedia, urologia, pneumologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, dermatologia, endocrinologia, hematologia e neurologia pediátrica, ultrassom e risco cirúrgico, cirurgia geral, pequenas cirurgias e de vasectomia.

A moradora Sônia Regina de Oliveira falou sobre o novo espaço. “Como cidadã aldeense, eu não tenho do que reclamar. As meninas daqui são maravilhosas no atendimento, o espaço é perfeito, bem como a higienização e os profissionais. Realmente está tudo muito bem encaminhado. Parabéns, prefeito! Gostei”, afirmou.

Sobre o local

O prédio que recebeu as novas instalações da Policlínica e do Pronto-Socorro representa o comprometimento da gestão do prefeito Fábio do Pastel com os equipamentos públicos e o uso responsável do erário. O local estava abandonado desde 2008, com a estrutura completamente danificada, resultado do descaso com o espaço. Com verbas próprias da Prefeitura aldeense, o Governo Municipal retomou o projeto, construindo rampas para garantir acessibilidade e revitalizando todo o entorno. O prédio foi planejado para atender os munícipes e os funcionários com mais carinho, respeito e dignidade.