A Prefeitura de Saquarema realizou, na tarde desta quinta (21), na Praia de Itaúna, a cerimônia de Hasteamento da Bandeira Azul, considerada a mais alta chancela a nível mundial de que o local possui uma boa gestão ambiental e qualidade para os banhistas.
O selo, válido até 2025, destaca locais comprometidos com a sustentabilidade e práticas de conservação rigorosas, reforçando a importância do desenvolvimento responsável, tanto para a qualidade de vida dos moradores, quanto para a atração de turistas que buscam, cada vez mais, cidades focadas na preservação do meio ambiente.
Presente na cerimônia, a prefeita Manoela Peres falou sobre o caminho que a cidade tem percorrido.
“Esse selo, esse reconhecimento internacional, mostra que a nossa gestão está no caminho certo construindo uma cidade dinâmica, moderna e que respeita o meio ambiente. Crescimento com sustentabilidade é o nosso norte”, afirma a prefeita.
A renovação do selo internacional é decorrente das ações de educação ambiental e conservação que garantiram a limpeza da praia de Itaúna e a alta qualidade da água do mar, atendendo aos padrões de balneabilidade exigidos pelo programa.
A cerimônia contou com a presença de representantes do município, como a prefeita Manoela Peres, que fez o hasteamento da bandeira, o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, de ambientalistas, moradores e turistas.
“A Bandeira Azul é fundamental para fomentar o turismo. O visitante procura cada vez mais lugares sustentáveis e que respeitem e fomentem as culturas locais”, comemora Rafael Castro, secretário de Esporte, Lazer e Turismo.
Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul está presente em 50 países. No Brasil, são 49 certificações, incluindo praias, marinas e o trecho das pedras, na Praia de Itaúna. Os locais premiados precisam comprovar, anualmente, o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE).