Participação popular é essencial para combater a proliferação do aedes aegypti
Com o aumento das chuvas e a proximidade do verão, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia faz um alerta à população sobre as ações de enfrentamento da dengue, que devem ser intensificadas neste período. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a maioria dos focos estão dentro das casas e, por isso, é necessário que todos façam a sua parte para combater a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor de diversas doenças.
“Fazemos uma convocação a toda população sobre o enfrentamento da dengue. A maior quantidade dos focos estão dentro das residências e precisamos da colaboração de todos para eliminá-los. Somente com ações conjuntas é que teremos bons resultados”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal.
A pasta, por meio da Comissão de Enfrentamento Municipal, já intensificou os trabalhos preventivos, com diversas estratégias sendo implementadas e iniciadas no município. Para reduzir a incidência da doença e garantir o bem-estar da população, a Secretaria de Saúde conta com o envolvimento da sociedade, dos gestores públicos e dos profissionais nas ações de enfrentamento ao mosquito.
A dengue é uma doença endêmica que causa preocupação nas autoridades de saúde devido ao seu alto índice de transmissão e incidência em diversas regiões do país. Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o mosquito transmissor da doença encontra condições ideais para se reproduzir e se proliferar.
Uma das medidas fundamentais para combater a dengue é o controle do vetor, por meio da eliminação de criadouros do aedes aegypti. Para isso, é essencial que a população esteja engajada no combate ao mosquito, adotando cuidados simples como não acumular água em recipientes, manter caixas d’água vedadas e descartar corretamente o lixo.