Iniciativa é realizada nas escolas municipais e contempla os estudantes
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, segue com novas edições do projeto “Nutrir com Sabor e Saber”. Realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a iniciativa promoveu uma oficina de culinária em parceria com a UNIASSELVI para alunos da rede municipal e familiares.
O objetivo foi fortalecer a interação entre pais e filhos em um ambiente descontraído e construtivista, ao mesmo tempo em que se incentivou a educação alimentar e a adoção de hábitos saudáveis. A oficina foi mais uma oportunidade de aprender a preparar receitas nutritivas, com foco na utilização de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes essenciais.
Na oportunidade, os responsáveis pela ação ensinaram a receita de uma pizza com massa de inhame e farinha de aveia, uma alternativa saudável e saborosa. Para a sobremesa, o grupo preparou um sorvete 100% natural, feito apenas com frutas, permitindo aos participantes descobrir formas simples e deliciosas de incluir mais nutrientes em sua alimentação diária.
A atividade contou com a contribuição da estudante de nutrição Nicole França, que compartilhou com os jovens a importância do reaproveitamento de alimentos, uma prática fundamental para promover a sustentabilidade e evitar o desperdício. Nicole mostrou como utilizar partes dos alimentos que geralmente são descartadas, como, por exemplo, a casca de banana, para criar pratos saborosos e nutritivos, ensinado a receita de um bolo que utiliza essas cascas, destacando os benefícios nutricionais desta parte da fruta, muitas vezes negligenciada.
A nutricionista do NEPS, Paula Groult, destaca que a participação ativa dos pais no processo de alimentação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. “Sendo os pais exemplos para seus filhos, o preparo do alimento em família vai além de simplesmente oferecer uma alimentação saudável. Ele promove uma interação única, mantém viva a cultura alimentar e fortalece os laços familiares. Além disso, o processo de cozinhar juntos desenvolve habilidades motoras e cognitivas importantes e é um grande aliado na exploração de novos hábitos alimentares. Quando os pais se envolvem, as crianças se sentem mais motivadas a experimentar novos alimentos e a entender a importância de uma alimentação equilibrada”, afirmou.
A diretora do NEPS, Eduarda Cardoso, ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade aldeense. “Nosso objetivo é proporcionar mais do que uma oficina de culinária. Queremos construir um espaço de aprendizado e de transformação, onde as famílias possam compartilhar saberes e praticar juntas a promoção da saúde. Além de fortalecer a educação alimentar, estamos ajudando a construir uma base sólida de hábitos saudáveis que serão levados para toda a vida. A parceria com as famílias é essencial para que possamos alcançar resultados efetivos e duradouros e a participação ativa dos pais é fundamental nesse processo”, destacou.
A oficina foi realizada em espaço cedido pela UNIASSELVI, que apoiou a ação, permitindo que mais pessoas participassem da iniciativa, com todo o conforto e estrutura necessários. O projeto reforça o compromisso da Secretaria de Saúde com a promoção da saúde e o bem-estar das famílias aldeenses, estimulando hábitos alimentares conscientes, sustentáveis e saudáveis para as próximas gerações.