Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioRegião dos LagosRio das Ostras tem ações no Dia Nacional de Prevenção e Combate...

Rio das Ostras tem ações no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, mas alguns sintomas podem ser observados como tontura, falta de ar e dor de cabeça frequente

Nesta sexta-feira, 26 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data é voltada para a conscientização e sensibilização de todos quanto à importância do diagnóstico e do tratamento da hipertensão arterial, conhecida como pressão alta.

Com esse objetivo, Rio das Ostras, por meio do Departamento de Programas de Saúde, realiza nesta sexta, ações de verificação de pressão arterial, mapeamento, alongamento, palestras com nutricionistas e enfermeiros e atividades físicas na Praia do Abricó, em frente ao Fórum, a partir das 7h.

A Secretaria de Saúde, por meio das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), mantém ações pontuais e com abordagens diferenciadas para os usuários da rede e para toda a população, no combate, prevenção e tratamento da hipertensão.

Essas ações são desenvolvidas nos Grupos do Programa Hiperdia, de controle da hipertensão e diabetes.  O atendimento do Programa ultrapassa as consultas presenciais e inclui o acompanhamento assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde.

PROGRAMA HIPERDIA – O Programa Hiperdia é descentralizado para todas as unidades de saúde da atenção primária. Os pacientes hipertensos devem procurar a sua unidade de saúde de referência, de acordo com o seu endereço, para que sejam atendidos.

O Programa funciona segunda e quinta-feira, das 8h30 às 17h, na Rua Ethelberto Fontes, Sala do Hiperdia (térreo), no Jardim Campomar (prédio da Secretaria de Saúde).

Outras informações podem ser obtidas pelo número de telefone (22) 2771-2439.

HIPERTENSÃO – A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação dos níveis de pressão igual ou acima de 140 mmHg a máxima, por 90 mmHg a mínima “14 por 9”. Quando a pressão está em torno de 120 por 80 mmHg, ou “12 por 8”, está no limite normal.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas, sendo a doença o principal fator de risco para desenvolver complicações, como infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral (também conhecido como AVC), doença renal crônica, arritmia e demência.

SINTOMAS – Na maioria dos casos, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Mas alguns sintomas devem ser observados como: tontura, falta de ar, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

PRINCIPAIS CAUSAS – Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Segundo o Ministério da Saúde, a população brasileira consome, em média, 12g de sal/dia, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde é de 5g de sal/dia, ou o equivalente a uma colher de chá. Esta porção corresponde a aproximadamente 2 gramas de sódio.

TRATAMENTO – A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento é por meio de medicamentos, além de ser imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável.