Até 2028, integrantes do conjunto serão capacitados pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Os alunos da Orquestra Sons da Aldeia estão sendo beneficiados com atividades de extensão universitária desenvolvidas pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a instituição de ensino, por meio de um acordo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Cultura. O projeto se estenderá até 2028 e abrange ações de formação continuada e suporte pedagógico, por meio de aulas de teoria e percepção musical e encontros de capacitação em instrumentos e práticas de conjunto, além da realização de eventos e apresentações, como concertos e festivais.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da parceria. “É uma parceria muito importante da Secretaria de Cultura com a UFRJ e uma grande oportunidade para esses jovens, que estão tendo a chance de participar desse curso em uma das maiores faculdades de música do país. É mais um grande avanço para os componentes da Orquestra, que cada vez mais tem crescido e evoluído. Agradeço mais uma vez o apoio do prefeito Fábio do Pastel em mais essa iniciativa, que chega para desenvolver e aprimorar a qualidade do nosso trabalho”, disse.
As ações de extensão têm como objetivo estreitar os laços e fomentar a troca de saberes entre gestores, coordenadores, docentes e discentes vinculados às duas instituições, promovendo, ainda, a integração das Orquestras, conjuntos de câmara e grupos musicais estáveis da Escola de Música da UFRJ e do município de São Pedro da Aldeia. Na universidade, as aulas de teoria, prática e percepção musical para os alunos da Orquestra acontecem uma vez por semana.
Regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes comemorou o acordo de cooperação firmado. “Começamos nossa jornada rumo ao curso de extensão da UFRJ com altas expectativas. Os alunos da Orquestra serão beneficiados por um período de quatro anos, que vai elevar o conhecimento técnico, artístico, musical e prático deles. Poder contar com a orientação de profissionais com larga experiência musical, dentro de uma universidade tão conceituada, é inédito para eles. É algo que todo jovem que sonha em ser músico deseja. Isso é um marco para nossa Orquestra e para São Pedro da Aldeia. Essa é a nossa missão e nossa alegria, ver os jovens aldeenses vencendo na vida, buscando sempre o melhor”, destacou.
Moradora do bairro São João, Maria Clara Moreira, de 16 anos, é aluna de flauta transversal e está participando das aulas do projeto de extensão. “Eu entrei na Orquestra no meio do ano passado e, para mim, tem sido uma nova experiência de aprendizado. É a primeira vez que eu participo de um curso de extensão como esse e está sendo incrível ter essa oportunidade de ensino graças à Orquestra Sons da Aldeia. Estou bastante ansiosa, animada e espero poder me aprimorar ainda mais”, disse.
Outro aluno participante é Brendon Santos, de 17 anos. Morador do bairro Campo Redondo, o jovem aluno de trombone comemorou as aulas na UFRJ. “Eu faço parte da Orquestra desde o início, em 2022, e essa é a primeira vez que eu participo de um curso como esse em uma faculdade de música. Meu sonho era fazer uma faculdade de música ou ser músico militar. Agora que abriu essa porta para a universidade, eu me sinto muito mais confiante e animado para me aprofundar ainda mais no meu instrumento. Quero aprender tudo o que tiver para aprender e espero sair dessa experiência com um nível de habilidade mais elevado. Agradeço à Orquestra Sons da Aldeia e a Secretaria de Cultura por essa oportunidade”, destacou.