Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosSecretaria de Saúde apresenta relatório de prestação de contas de 2023

Secretaria de Saúde apresenta relatório de prestação de contas de 2023

Entre as ações que sinalizam os avanços e as conquistas estão os resultados alcançados nas melhorias estruturais implementadas nas unidades de saúde

O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, apresentou o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) em audiência realizada nesta quarta-feira (21) no auditório da Câmara Municipal. O relatório é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS) e tem por finalidade prestar contas das ações realizadas pela Secretaria de Saúde. 

A exposição da produção dos serviços de saúde foi feita pelos coordenadores e assessores da secretaria de Saúde. O evento,  que é aberto à população, teve duração de quase três horas e reuniu representantes de todos os setores da saúde. 

Sobre os dados apresentados, vale destacar que o município fechou o ano de 2023 com 32.329 pessoas cadastradas nas oito unidades de Estratégia de Saúde da Família. As visitas domiciliares atingiram a marca de 37.825 e os atendimentos na Policlínica Municipal passaram de 10 mil. Nas unidades de pronto-socorro do município, em Figueira e no Hospital Geral os atendimentos somam 39.430 pessoas atendidas.

A  coordenação da Vigilância em Saúde registrou o nascimento de 96 bebês durante todo o ano e nenhuma morte por COVID. A Vigilância Ambiental realizou 103 atividades para controle e prevenção de Dengue, Zika e Chicungunya. 

O levantamento referente aos recursos orçamentários revelou que Arraial do Cabo recebeu R$ 148.452.960,86 em repasses de recursos federais, estaduais, royalties e impostos; destes, o município aplicou em saúde 30,09%, ou seja: 15,9% a mais do que o valor mínimo estabelecido por lei. 

Entre as ações que sinalizam os avanços e as conquistas estão os resultados alcançados nas melhorias estruturais implementadas nas unidades de saúde, através do setor de engenharia. Uma das principais obras é a reforma e ampliação do CTI com a criação da área de isolamento e a construção do novo sistema de ar condicionado central. 

O secretário Jorge Diniz descreveu a importância dessa obra: “O Centro de Terapia Intensiva (CTI) é um setor do hospital preparado para receber pacientes em estado grave que precisam de atendimento e supervisão 24 horas por dia. Esse setor ficou fechado durante muitos anos e quem precisava do serviço tinha que ser transferido para outro lugar. Hoje, o nosso CTI tem dez leitos, sendo um no setor de isolamento. Isto significa que o nosso hospital está cada vez melhor e pronto para salvar muitas vidas,” comemorou Diniz.