Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosAdolescente de 13 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica, mas a...

Adolescente de 13 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica, mas a Secretaria de Saúde de Cabo Frio contesta versão da família

Um adolescente de 13 anos  que foi hospitalizado no Hospital Municipal do Jardim Esperança em Cabo Frio morreu com sintomas de dengue hemorrágica. A Secretaria de Saúde do município em nota contestou a hipótese levantada pelos familiares do jovem, alegando que os exames realizados pelo paciente não confirmaram a presença do vírus da dengue.

Segundo os parentes, o adolescente apresentou febre, dor no corpo, fraqueza e dor de cabeça na última quinta-feira (8) e foi encaminhado para o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos e recebeu alta logo após o tratamento, mas no dia seguinte o jovem voltou a unidade médica e os exames não mostraram alteração no quadro clínico, ele recebeu cuidados médicos e também foi liberado. No sábado (10), o adolescente com sangramento interno e insuficiência respiratória foi atendido e estabilizado no Hospital do jardim Esperança, enquanto aguardava transferência para um Hospital de Saquarema, mas a caminho do outro município, teve uma nova parada cardíaca. A equipe médica que atendeu o paciente adotou todos os protocolos para reanimá-lo, mas o adolescente não resistiu e foi a óbito.

O corpo do adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e o diagnóstico será realizado sob a supervisão da Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Fiocruz. Os familiares contestam o laudo da unidade médica do município que apontou uma queda significativa no número de  plaquetas, descartando a presença do vírus da dengue.

Por outro lado, a Secretária Municipal de Saúde enviou uma nota oficial sobre os fatos, que segue:

O paciente C. de 13 anos deu entrada pela primeira vez no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, na última quinta-feira (8), com os seguintes sintomas: febre, dor no corpo, fraqueza e dor de cabeça. Nos exames laboratoriais não apareceram alterações significativas. Por apresentar quadro estável, a criança foi liberada.
Na sexta-feira (9), o paciente retornou à unidade e novamente recebeu toda atenção necessária. Os exames continuavam mostrando o mesmo quadro. Foi realizado o teste de COVID-19 que também deu negativo. O paciente recebeu hidratação venosa e foi liberado.
No sábado de manhã, o paciente já deu entrada no hospital com sangramento gástrico e insuficiência respiratória, sendo necessária a intubação. A criança sofreu duas paradas cardíacas, mas foi estabilizada na UPG do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS).
Neste mesmo dia à noite, a direção do HMOCS conseguiu uma vaga no CTI do Hospital Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, mas o paciente sofreu uma nova parada cardíaca e faleceu no caminho da outra unidade hospitalar.
Todos os cuidados e procedimentos foram adotados no HMOCS.
O corpo foi encaminhado para o IML de Cabo Frio para autópsia e melhor entendimento do caso. – Secretaria de Saúde de Cabo Frio