Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRadar PolíticoRADAR POLÍTICO | UERJ inaugura Campos em Cabo Frio em dia histórico...

RADAR POLÍTICO | UERJ inaugura Campos em Cabo Frio em dia histórico para a Região dos Lagos

A cidade de Cabo Frio vivenciou um momento histórico com a inauguração do Campus da UERJ em Cabo Frio na manhã desta quarta-feira (20). A nova estrutura que passou por reformas no bairro Jardim Flamboyant vai abrigar a Faculdade de Ciências Médicas, o Instituto de Geografia e a direção do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro. Diversas autoridades estiveram presentes ao evento: o anfitrião, o deputado estadual, dr. Serginho, a prefeita de Cabo Frio Magdala Furtado (PL), o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), os reitores da universidade, Ricardo Lodi, Márcio Carneiro e a reitora Gulnar Azevedo, eleita no início de dezembro, além do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, Francisco Barbosa Neto, a diretora Mariana Carazza. No discurso de todos os presentes, o momento foi saudado como um momento importante não apenas para a Educação da Região dos Lagos, mas para a área da saúde e o desenvolvimento social e econômico. Também participaram do evento, o Presidente da Cecierj, João Carrilho, a Secretária de Estado de Saúde, Cláudia Melo, vereadores e ex-prefeitos da Região dos Lagos.

Prefeita Magdala Furtado marca presença na inauguração da UERJ

Ainda na inauguração da UERJ, a prefeita Magdala Furtado contrariando expectativas de torcidas políticas, mostrando grandeza política, espírito público e republicano marcou presença como a Chefe do Poder Executivo cabofriense no evento que marcou a chegada de uma Universidade Pública de renome internacional na cidade. Apesar de não discursar, Magdala esteve no palco ao lado das autoridades, incluindo seu adversário político em 2024, o deputado Dr. Serginho. Ela cumprimentou os presentes, além de posar para fotos e conceder entrevistas com a  imprensa. A postura da prefeita demarca um novo tempo em que os eventos do Estado em Cabo Frio no passado eram marcados por rixas e disputas políticas. Em matéria de institucionalidade, a prefeita Magdala Furtado deu aula de civilidade.

Alvo da Polícia Federal, Cláudio Castro não comparece a inauguração da UERJ em Cabo Frio

O evento de inauguração da UERJ que era aguardado com muita expectativa foi anunciado com a presença do Governador do Estado, Cláudio Castro, mas parece que a Polícia Federal interferiu na agenda do mandatário com uma operação deflagrada na casa do seu irmão. Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi  alvo nesta quarta-feira (20) da Operação Sétimo Mandamento, da Polícia Federal com mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, dentro da investigação sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado. O governador também teve  a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático, de telefone e internet quebrados pelo STJ.

Pastel finalmente paga o 13º Salalário dos Servidores Aldeenses

Em São Pedro da Aldeia, aguardado com muita expectativa, o 13º salário dos funcionários públicos finalmente saiu. O Fábio do Pastel (PL) autorizou o pagamento integral do 13º salário  dos servidores e os valores foram creditados em conta nesta quarta-feira (20). Como as finanças no município aldeense estão em estado de alerta até mesmo pelo TCE, a gestão municipal surpreendeu com o pagamento e salvou o natal e o final de ano dos servidores, além de injetar mais de R$ 11 milhões de reais na economia local. 

Secretaria de Meio Ambiente participa de visita técnica no Ministério de Agricultura

Mantendo o bom relacionamento com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representantes da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia realizaram uma visita técnica no local. A visita foi feita em conjunto com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-RJ) e com a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-RJ). A reunião teve como objetivo o encaminhamento das regularizações dos documentos dos pescadores. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente e Pesca, que acompanhou o encontro, a parceria e o bom relacionamento com o Ministério da Agricultura está sendo essencial para o desenvolvimento da área no município. “Estamos acompanhando de perto mais esta vitória para os pescadores de São Pedro da Aldeia e aproveitamos a ocasião para agradecermos pelo apoio para conseguirmos a cessão de um veículo para o setor de pesca, além da doação da fábrica de gelo que irá atender a toda comunidade pesqueira do município”, relatou.

Segue o embate entre Atila Motta e Davi Souza

O embate entre oposição e base do governo na Câmara de Cabo Frio ainda está rendendo apesar do recesso legislativo. Após o anúncio do vereador Davi Souza (PDT), em demandar Atila Motta (Avante) no Conselho de Ética do parlamento, o novo vereador anunciou chumbo trocado. Atila Motta informou à Coluna Radar Político que também vai representar o colega no mesmo Conselho. Átila Motta, garantiu que também irá entrar com uma representação na Câmara contra Davi, por que ele o chamou de “Puxa saco e miguxo da Prefeita”, quando Átila defendeu a revogação da lei que proíbe fogos com estampido na cidade pensando no coletivo e na população, que pode ficar sem os fogos no réveillon. Ao que parece o parlamento precisa de uma boa dose de ética e decoro para garantir o debate político em um nível mais elevado.

Atila Motta estará no PodCast Radar Político

Por falar em Atila Motta, o vereador vai ser o entrevistado do PodCast Radar Político na tarde desta quainta-feira as 18h00 para fazer um balanço do seu mandato e falar sobre as polêmicas e os embates no parlamento. A entrevista será comandada pelo Editor da Coluna Radar Político, Alexy Paris e será transmitida pelo youtube no link abaixo:

André do Postinho prestigia inauguração da UERJ em Cabo Frio

Ainda no dia histórico da inauguração das obras do novo Campus da Uerj em Cabo Frio, além das diversas autoridades, André do Postinho também prestigioiu o evento nesta quarta-feira (20). Ao lado do reitor Mário Sérgio Alves carneiro, André do Postinho falou da importância desse instrumento público de Educação para a população cabofriense e destacou que o desenvolvimento da Região dos Lagos passa por oponidades como esta que vai formar mão de obra e especialistas na área médica, onde ele também atua como Agente de Saúde.

Confraternização da Guarda Municipal de Cabo Frio é marcado por show de Pauliniha Pinheiro

Ainda em Cabo Frio, A confraternização dos Agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio realizada nesta quarta-feira (20). Uma festa linda, realizada pelo Scretário de Segurança de Cabo Frio, André Magalhães que reuniu aproximadamente 400 pessoas no espaço MAVI, na Praia do Siqueira. O evento foi marcado por momentos de descontração, lazer e revelação de talentos, como a Secretária de Turismo Paulinha Pinheiro que deu um show de talento e musicalidade. A Coluna Radar esteve presente registrou tudo de pertinho. Em tempo, parabenizamos a todos os agentes da Guarda Municipal e organizadores, já manifestando votos de Boas Festas a todos!

Prefeita de Saquarema Manoela Peres na mira do Ministério Público por improbidade adminsitrativa

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Araruama, ajuizou, na segunda-feira (18/12), ação civil pública por ato de improbidade administrativa em face da prefeita do município de Saquarema, Manoela Ramos de Souza Gomes Alves, três empresas de pequeno porte e seus responsáveis, por fraudes em contratações ligadas ao Programa “Conexão do Futuro”, criado pela Prefeitura. Os fatos que deram origem à ACP foram divulgados pela mídia e foram colhidos no Inquérito Civil nº 02.22.0003.0011207/2023-52, instaurado para apurar as notícias, e ainda em andamento. Relata a ACP que, em maio de 2022, a Prefeitura de Saquarema publicou edital de chamamento público para seleção de organização de sociedade civil para celebrar termo de colaboração, cujos objetos seriam a implantação física, gestão educacional e administrativa do citado programa, no valor total de R$ 18.730.012,46. O vencedor do chamamento público, sem competição, foi o Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Inovação (IDPI), que firmou termo de cooperação com o Município. O IDPI, então, contratou várias empresas e, dentre estas, três escolhas foram motivadas unicamente para favorecer e enriquecer ilicitamente Lucas Amorim Floriano, também denunciado. São elas Pride Esportes; Sejja Sports; e Triggo Alimentos Ltda – todas denunciadas.