Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRadar PolíticoRADAR POLÍTICO | Ultima Sessão da Câmara de Cabo Frio é marcada...

RADAR POLÍTICO | Ultima Sessão da Câmara de Cabo Frio é marcada por embate entre Executivo e Legislativo

A última sessão ordinária da Câmara de Cabo Frio ocorreu nesta terça-feira (19), cercada por polêmicas e embates entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Apesar de não estar na pauta, a Reforma Administrativa enviada pela Prefeita Magdala Furtado (PL), deu a tônica de uma manobra regimental para colocar a matéria em votação, com um movimento de 12 vereadores que protocolaram um requerimento de urgência. O presidente Miguel Alencar também invocando o Regimento Interno da Câmara rejeitou o pedido formulado pelo plenário da casa, causando um mal-estar no Poder Executivo. 

Lider de Governo Léo Mendes engole mosca e não consegue fazer manobra regimental

Ainda sobre a manobra regimental, vale dizer que a liderança do governo, vereador Léo Mendes  engoliu mosca ao levantar uma questão de ordem durante a sessão legislativa. O incauto parlamentar não cumpriu o rito previsto para casos dessa natureza, ou seja,  colocar requerimento de urgência para inclusão de matéria em votação na ordem do dia. Léo Mendez não fez o dever de casa, não leu o Regimento Interno e  queimou as etapas causando um prejuízo ao Poder Executivo que precisa da aprovação do Projeto de Lei da Reforma Administrativa.

Art. 151. Os requerimentos que solicitem inclusão de projeto constante do Expediente em regime de urgência ou urgência especial na Ordem do Dia deverão ser entregues previamente à Secretaria Geral e especificarão, necessariamente, o número e o assunto do projeto, a fase atual de sua tramitação e a existência ou não de pareceres

Vereador Josias da Sweel apresenta informações falsas na tribuna da Câmara de Cabo Frio

Ainda na sessão legislativa da Câmara de Cabo Frio, o líder da oposição, vereador Josias da Swell  ao tecer críticas a gestão da prefeita Magdala Furtado (PL) usou uma informação falsa quando disse em plenário que o município de Cabo Frio segue bloqueado no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI. A informação foi checada pela Coluna Radar Político e não procede. Desde a última semana, o município está apto a receber os recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Em tempo vale dizer que os vereadores são formadores de opinião e atores importantes no debate político, logo, estudar melhor os dados e checar as informações que serão apresentadas a população deve ser a regra de ouro. (veja o documento abaixo)

Fábio do Pastel prestigia alunos formandos de Escola Municipal na Aldeia

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), prestigiou a formatura de Alunos do 9º Ano da Escola Municipal Luiza Terra. Ao lado dos alunos, seus familiares e educadores, o chefe do poder executivo aldeense destacou o marco na jornada educacional dos formandos e também parabenizou a todos os envolvidos e que contribuíram para o sucesso dos alunos.

Agradeço a todos os educadores, familiares e, especialmente, aos estudantes, por se dedicarem ao aprendizado. Sabemos que a educação é a base da sociedade, e investir nos nossos jovens é investir no progresso de nosso município.

Vereador Isaias do Escolar concede Moção de Aplausos a oito alunos aldeenses aprovados para a Escola Naval

Por falar em jovens de sucesso, o vereador de São Pedro da Aldeia, Isaias do Escolar (MDB), promoveu uma homenagem muito especial na Sessão Legislativa da Câmara Municipal nesta terça-feira (19). O parlamentar agraciou oito jovens aldeenses que se destacaram nos primeiros lugares no concurso para o Colégio Naval  que é uma instituição de ensino militar localizada no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no curso de graduação da Escola Naval, responsável pela formação de oficiais da Marinha do Brasil. A honraria foi de iniciativa do vereador Isaías do Escolar e aprovada por unanimidade por todos os vereadores do  município veja a lista dos homenageados,

  • SOPHIA RÉGIS DE ANDRADE (1º lugar feminino)
  • HUGO DE OLIVEIRA SILVA (1º lugar)
  • ARTHUR DA SILVA MAIA (2º lugar)
  • IGOR RIBEIRO ARAÚJO VIANA 
  • MANUELA PINHEIRO 
  • RAFAEL DE VASCONCELOS VIANA
  • PEDRO BENEVIDES DE AZEVEDO RAMOS
  • THIAGO PRACEDINO SOARES DE ANDRADE (8º lugar)

Davi Souza vai representar o vereador Atila Motta no Conselhor de Ética

Na sessão ordinária desta quinta-feira, o vereador Davi Souza (PDT) tomou a iniciativa corajosa de denunciar o vereador Atila Motta (AVANTE) por quebra de decoro parlamentar. O documento apresenta as ações que levaram a essa decisão.  Davi Souza justificou a integridade do processo legislativo e o respeito às normas éticas, além de fundamentar a denúncia nas condutas incompatíveis com o decoro parlamentar do vereador Atila Motta, que segundo o pedetista, adotou posturas agressivas e difamatórias desde o início do seu mandatoSem mencionar o nome do colega, Davi Souza expressou preocupação durante o uso da tribuna, enfatizando que as críticas de Átila atingem não apenas sua pessoa, mas categorias inteiras da sociedade, como autistas, idosos mobilizados e protetores de animais. Essa contextualização adiciona uma camada de sensibilidade ao contexto, ressaltando as implicações sociais das palavras proferidas. O embate entre os vereadores teve origem na defesa da lei proposta por Davi Souza, que proíbe a soltura de fogos com estampidos na cidade. Atila Motta, por meio de vídeos na internet, lançou críticas depreciativas, qualificando a posição de Davi como “mimimi” e utilizando o termo “vereadorzinho sem vergonha”. Esse confronto público contribuiu para a escalada do desentendimento, gerando repercussão na mídia local, como evidenciado pela cobertura da emissora ‘Inter TV’.

Câmara de Búzios aprova Emendas Impositivas ao Orçamento de 2024

Em Armação dos Búzios, a Câmara Municipal aprovou as  Emendas Impositivas ao Orçamento 2024. No total, nove projetos de emenda impositiva ao orçamento municipal de 2024 foram aprovados na sessão legislativa desta terça-feira (19). Cada vereador apresentou sua emenda no valor de R$ 811.103,53, totalizando o valor de R$ 7.299.931,77.  Os recursos para atender às referidas emendas serão provenientes de anulação na dotação reserva de contingência.Com a aprovação, as emendas serão incorporadas à Lei Orçamentária Municipal (PL 140/23023).

Vereadora Penha Bernardes se dedica ao filhão que acabou de chegar

Em Araruama, a vereadora Penha Bernardes e seu esposo, também vereador do município, Oliveira da Guarda estão comemorando a chegada do filho do casal, o pequeno Bernardo que acabou de nascer. A vereador que é pré-candidata a prefeita em 2024 neste momento faz uma pausa das atividades políticas para se dedicar a sua família e curtir o filhão que chegou cheio de saúde. A Coluna Radar Político parabeniza o casal pela chegada do bebê e deseja muita saúde e paz , afinal 2024 é logo ali.

Deputada Estadual Lucinha é afastada do cargo por envolvimento com a milicia do Rio de Janeiro

A deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros (PSD), conhecida como Lucinha, foi afastada do cargo por tempo indeterminado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ela também foi alvo de buscas, nesta segunda-feira (18), parte da Operação Batismo, da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).a investigação aponta que a deputada é considerada o braço político da milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, uma das mais poderosas e violentas do Rio e com forte atuação na região populosa de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da capital fluminense. De acordo com a força-tarefa, Lucinha é chamada de “madrinha” pelos paramilitares de Zinho, que está foragido acusado de vários crimes.