Sábado, Setembro 28, 2024
InícioRegião dos LagosSecretaria de Agricultura promove visita inclusiva no Horto Municipal

Secretaria de Agricultura promove visita inclusiva no Horto Municipal

Iniciativa é resultado de parceria entre as Secretarias de Agricultura e de Educação

Uma das prioridades da Prefeitura de São Pedro da Aldeia é possibilitar a educação de qualidade com acessibilidade aos alunos aldeenses. Para isso, realiza projetos que potencializam o ensino em diversas áreas, como aulas práticas sobre plantio de mudas nas escolas, entre outros. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho realizou uma parceria com a Coordenação de Educação Inclusiva e Educação Ambiental que promoveu uma visita ao Horto Municipal para o estudante da rede municipal de ensino, Daniel de Oliveira. 

O coordenador da Secretaria de Agricultura, Edson Lobo, foi o responsável por promover a visita e comentou sobre a experiência. “A Secretaria sempre está à disposição para realizar parcerias com a Secretaria de Educação, como, por exemplo, o projeto Horta nas Escolas. E, agora, temos essa iniciativa com visitas dos alunos da Rede Municipal, hoje iniciando com o Daniel. Mostramos a ele, todo o passo a passo, desde a produção das mudas, até a formação dos canteiros com terra triturada, terra preta, barro e o esterco de boi que a gente faz aqui no Horto. E estamos aqui de braços abertos para recebê-los”, comentou. 

Daniel de Oliveira, que atualmente é estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, se encontra em ambiente pedagógico domiciliar. O jovem é apaixonado por agricultura e cultiva diversas hortaliças em um canteiro no quintal de casa. Enquanto observava as técnicas de plantio, o estudante comentou que já queria duas mudas do Horto Municipal: a de pimenta e a de jaca.

Para a professora da disciplina de Ambiente Domiciliar, integrante da Coordenação de Inclusão, Ana Janaina Souza da Silva Assunção, a iniciativa teve um excelente pontapé inicial. “Foi uma experiência maravilhosa, nós fomos muito bem recebidos, o Edson foi incrível no cuidado com o Daniel e com os pais dele. No final deu tudo muito super certo, o Edson, inclusive convidou o Daniel para poder participar do plantio das hortaliças que acontecerá aí nos próximos dias. O objetivo foi mais do que alcançado, porque ele aprendeu muita coisa e criou esse vínculo com uma realidade que é muito prazerosa para ele, e a gente ali abriu possibilidades”, falou.