Domingo, Outubro 6, 2024
InícioRegião dos LagosInscrições do edital para contratação de artistas terminam nesta quarta-feira (25)

Inscrições do edital para contratação de artistas terminam nesta quarta-feira (25)

Processo seletivo visa a contratação de 147 atrações artísticas para apresentações no município aldeense

As inscrições do edital de chamamento público para contratação de novos artistas terminam nesta quarta-feira, (25/10), às 23h59. O processo seletivo é realizado pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia e visa a contratação de 147 atrações artísticas para apresentações em eventos e projetos realizados pela pasta em praças e nos bairros, incluindo o Natal 2023 e o Carnaval 2024. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o endereço https://cultura.pmspa.rj.gov.br/login/ (clique AQUI para acessar o Edital nº 12/2023 com a lista de documentações e exigências). 

Podem se inscrever animadores culturais, dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de teatro, grupos de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e profissionais da literatura e da culinária tradicional, pessoa física ou jurídica.

Neste ano, o Edital apresenta categorias inéditas, como “Música Popular Gospel”, “Performance Literária” e “Cultura-afro”, incluindo os segmentos de dança afro e culinária tradicional. Para participar o candidato deve residir no município, ter idade mínima de 18 anos, estar inscrito no Mapeamento Cultural e estar com o portfólio devidamente atualizado. Caso o candidato seja menor de idade, será necessário a apresentação de um representante legal.

Além disso, os interessados devem comprovar atuação artística/cultural durante um período mínimo de dois anos, sendo duas atuações comprovadas na cidade. No caso de grupos ou bandas, ao menos um integrante deve residir na cidade. Para as performances, os profissionais receberão uma remuneração que varia de acordo com a categoria prevista no Edital.

A análise técnica e pontuação das propostas inscritas ficarão a cargo das respectivas Comissões de Curadoria, com base em critérios preestabelecidos no Edital. O resultado final do Chamamento Público, com a listagem dos contemplados, será publicado no Diário Oficial do Município.

Visando facilitar o acesso aos candidatos, durante todo o período de inscrição, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza computadores para os artistas que não tiverem acesso à internet, das 9h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. A sede da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.