O novo profissional contratado atenderá pacientes que já são assistidos pela saúde pública, por meio da regulação estadual
Uma notícia aguardada há muito tempo pela população cabo-friense finalmente se tornou realidade. A partir de agora, Cabo Frio passa a oferecer atendimento em neuropediatria. A contratação do profissional pelo município representa um marco significativo na área da saúde pública, eliminando a necessidade dos pacientes se deslocarem para outras regiões em busca desse tipo de especialidade médica.
A carência dessa especialização em Cabo Frio era uma antiga reivindicação da população, atendida via Central Estadual de Regulação de Consultas e Exames. Mesmo com o suporte municipal, por meio do setor de Transporte Fora de Domicílio (TFD), a inserção desta especialidade à Rede Municipal de Saúde proporciona às crianças em tratamento acesso com mais facilidade, conforto e agilidade, eliminando a necessidade de viagens.
“A expectativa é que essa iniciativa tenha um impacto significativo na vida das crianças e das famílias que precisam de cuidados neurológicos especializados, tornando o acesso à saúde mais democrático e eficiente para os moradores”, explica a coordenadora municipal de Pediatria, Thaissa Zoner.
Para receber o atendimento nessa especialidade basta a criança passar por avaliação do médico pediatra. A solicitação deve ser feita durante a consulta, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde a família reside. Em seguida, a ficha do paciente será inserida na Central Municipal de Regulação de Consultas e Exames, para a marcação com o neuropediatra.